Brasil

Avião da FAB faz pouso forçado na Base Aérea do Galeão após colidir com animal

Avião teve a perna esquerda do trem de pouso principal danificada

Paulo Virgilio da Agência Brasil

O dano causado pela colisão com um animal, durante a decolagem, obrigou um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) a fazer um pouso de emergência, na noite deste sábado (24), na Base Aérea do Galeão, zona norte do Rio. Segundo nota divulgada hoje (25) pelo Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, a aeronave C-97, um bimotor Brasília fabricado pela Embraer, havia decolado às 18h40 da mesma base, sem passageiros a bordo. Os tripulantes nada sofreram.

A colisão danificou a perna esquerda do trem de pouso principal do avião. A tripulação, que estava em missão de treinamento, realizou o procedimento de segurança para gastar o combustível remanescente e retornou à base. O pouso ocorreu sem problemas, sobre a grama, às 21h21, já com a aeronave controlada.

Ainda de acordo com a nota da FAB, o plano de emergência da base foi acionado para prestar a assistência necessária. A pista 15, na qual o pouso ocorreu, passou por vistoria, mas não houve impactos ao tráfego aéreo porque a pista 10 do aeroporto continuou a operar normalmente para pousos e decolagens.