Brasil

Avião que caiu com Gabriel Diniz só poderia fazer voos de instrução

Aeronave não tinha autorização para táxi aéreo, segundo informou o 'G1'

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

O avião Piper Cherokee PT-KLO, que levava o cantor Gabriel Diniz, não tinha autorização para fazer voos privados ou táxi aéreo. Segundo informações do 'G1', a aeronave só poderia fazer voos de instrução. O modelo é um monomotor com capacidade máxima de 3 passageiros mais a tripulação, totalizando 4 assentos.


O avião, que pertence ao Aeroclube Alagoas, tinha deixado o aeroporto de Salvador e caiu no fim da manhã desta segunda-feira (27), em Sergipe. De acordo com a publicação, a situação da aeronave encontra-se como 'penhorada' nos registros da Anac - quando há decisão judicial ou ordem determinando arresto da aeronave. 

Segundo a Agência, se for confirmado que a aeronave fazia táxi aéreo clandestino, "o piloto e o operador da aeronave poderão ser multados e cassados". A Anac ainda vai encaminhar uma denúncia ao Ministério Público e à polícia para que sejam tomadas medidas no âmbito criminal.

Em nota, a ANAC informou que o veículo estava em situação regular, com o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) válido até fevereiro de 2023 e a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) em dia até março de 2020. 

As investigações sobre as causas do acidente estão sendo conduzidas pelo Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA II), de Pernambuco (PE), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), do Comando da Aeronáutica.

Sobre o acidente
O cantor Gabriel Diniz morreu ao sofrer um acidente de avião. No início da tarde desta segunda-feira (27), o passaporte do artista foi achado perto do local do acidente, em Sergipe. A informação foi confirmada pela produção do músico ao iBahia.

Diniz fretou a aeronave após fazer um show em Feira de Santana, neste domingo (26). De acordo com o 'Jornal Hoje', o acidente aconteceu em Porto do Mato, em Estância, perto da divisa entre Sergipe e Bahia. O voo tinha decolado de Salvador e caiu em uma areia de difícil acesso. O comandante Virgílio, um dos responsáveis pelo resgate, disse à Record que as equipes encontraram três corpos no local da queda. Amigos do cantor estiveram no local do acidente e o reconheceram entre os corpos que foram encontrados.

O cantor tinha como destino a cidade de Maceió (AL), onde iria comemorar o aniversário da namorada. Karoline Calheiros completa 25 anos de idade nesta segunda (27).

Nas redes sociais, o cantor tinha postado sua felicidade por ter se apresentado no interior da Bahia. Ele também reclamou de sentir dor de barriga e até chegou a postar vídeo enquanto recebia soro fisiológico na veia.

Quem foi Gabriel Diniz

Natural de Campo Grande, Gabriel Diniz, começou sua carreira cedo quando ainda na adolescência, reuniu-se com amigos da escola e criou a "banda de garagem", tornando-se sensação entre a juventude de João Pessoa/PB. Foram esses os primeiros passos da caminhada do cantor em sua trajetória como cantor.

Aos 19 anos, GD dividia o palco com a faculdade de Engenharia quando foi convidado para ser vocalista de uma conhecida banda do cenário forrozeiro, Capim com Mel. Pouco tempo depois, Gabriel Diniz buscava algo maior, foi quando em parceria com a Luan Promoções e Eventos – empresa do segmento de produção, e gerenciamento da carreira de artistas responsável por artistas como: Wesley Safadão e Garota Safada, Magníficos, Luan Santana, Zezé di Camargo e Luciano, Bruno e Marrone entre outros -, lançou-se à frente da banda Forró na Farra e consolidou-se no nordeste.