Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > brasil
Whatsapp Whatsapp
BRASIL

Bolsonaro sobre decisão de Lula: 'direito dele ficar preso'

Ex-presidente diz não querer regime semiaberto pedido pela Lava-Jato

Redação iBahia • 01/10/2019 às 9:16 • Atualizada em 31/08/2022 às 8:53 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
O presidente Jair Bolsonaro afirmou que "não vai tripudiar em cima" do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo fato de ele não aceitar o regime semiaberto pedido à Justiça pelo Ministério Público Federal (MPF). Em entrevista ao jornal "O Estado de S. Paulo" nesta segunda-feira, Bolsonaro disse que Lula "tem o direito" de não querer sair da prisão, em Curitiba . "Quer ficar, fica. Não vou interferir. Não vou tripudiar em cima dele".
Bolsonaro disse ainda que "várias pessoas" não podem inventar a mesma história sobre acusações de corrupção que pesam contra o petista. "O cara meteu a mão e entregou a amigos dele. Para quê? Projeto de poder. Não deu certo. Graças a Deus, não deu certo".
Questionado sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que pode afetar sentenças da Lava-Jato, Bolsonaro afirmou que não vai se meter em poder nenhum. "Eu sou Executivo, não sou Legislativo. A última palavra é deles, do veto", disse.
Foto: Reprodução
Com a expectativa de que conseguirá uma decisão favorável no STF nas próximas semanas, o ex-presidente Lula anunciou na segunda-feira que recusará a progressão para o regime semiaberto, pedida pela Lava-Jato à Justiça.
A defesa dele tem de se pronunciar sobre a progressão, e especialistas em direito divergem se um preso tem direito a se negar a mudar de regime. Em uma carta escrita à mão por Lula em sua cela, e lida por seu advogado Cristiano Zanin Martins, o ex-presidente afirmou que não aceita “barganhas” para deixar a cadeia, onde cumpre pena por corrupção e lavagem de dinheiro desde abril de 2018. O petista e seus aliados trabalham dentro de uma estratégia de tentar a anulação da sentença, o que lhe daria liberdade plena.
Sobre a situação do senador Fernando Bezerra, líder do governo no Senado que foi alvo de busca e apreensão em operação da Polícia Federal, Bolsonaro disse que ainda vai conversar com ele. "Está fazendo um excelente trabalho para mim lá (Senado). E eu preciso de voto no Senado.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BRASIL :

Ver mais em Brasil