Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > brasil
Whatsapp Whatsapp
BRASIL

Brasil tem segundo caso de coronavírus confirmado

Secretaria de Saúde notificou o ministério de mais um paciente que "importou" a doença da Itália

Redação iBahia • 01/03/2020 às 10:51 • Atualizada em 28/08/2022 às 5:03 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O Ministério da Saúde confirmou o segundo caso do novo coronavírus no Brasil, após ser notificado pela Secretaria de Saúde de São Paulo. O homem acometido com a doença tem 32 anos e esteve na Itália. Por enquanto, segundo o governo federal, não há evidências de "circulação sustentada do vírus em território brasileiro".

O primeiro exame foi realizado no Hospital Israelita Albert Einstein. Segundo a assessoria de imprensa da instituição, o paciente deu entrada nesta sexta-feira, com quadro suspeito e histórico de viagem à Itália. O exame foi feito na própria sexta, e o resultado, positivo, saiu neste sábado.



No atendimento, foram relatados febre, dor muscular, dor de cabeça, tosse e dor de garganta. Sem sintomas mais graves, o paciente não precisou ficar internado e teve alta, mas está em isolamento domiciliar.

Ele chegou em São Paulo na quinta, dia 27, de um voo procedente de Milão, na região da Lombardia, no Norte da Itália, e usou máscara no avião. Ele teria ido trabalhar no mesmo dia, quando também começou a apresentar os sintomas.

Segundo nota divulgada neste sábado pela Secretaria da Saúde de São Paulo e pelo Ministério da Saúde, o quadro clínico do homem de 32 anos é leve e estável. Sua esposa também esteve na Itália, mas não apresenta sintomas, acrescenta a nota. Mesmo assim, é monitorada pelas autoridades de saúde, que ainda investigam contatos próximos durante o voo, em conjunto com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

- O exame do (Hospital Albert) Einstein é suficiente. O material será encaminhado para o Instituto Adolfo Lutz por questão de banco e monitoramento sobre o vírus - diz o infectologista David Uip, coordenador do Centro de Contingência de Coronavírus, do governo de São Paulo. - A metodologia é a mesma. Não precisa fazer duas vezes. Isso dá rapidez ao processo, desburocratiza e reduz o custo.

Segundo Uip, a Vigilância Municipal da Saúde acompanha o paciente por meio de visitas presenciais e ligações. Ele será monitorado até que deixe de apresentar os sintomas.

Em nota, autoridades afirmam ainda que, apesar da nova confirmação, "não há mudança da situação nacional, pois não existem evidências de circulação sustentada do vírus em território brasileiro".

Na última quarta-feira, foi confirmado o primeiro caso da doença no Brasil - e em toda a América Latina. O empresário, também de São Paulo, tem 61 anos e segue em isolamento domiciliar.

A Secretaria da Saúde registra neste sábado 91 casos suspeitos do novo coronavírus no estado de São Paulo. No boletim anterior, divulgado ontem, eram 66. Outros 10 notificados também foram descartados neste sábado, informa o órgão, após análise laboratorial com resultado negativo do Instituto Adolfo Lutz. Desse total, oito tinham sido notificados na capital, um em Lorena e um em Bauru, ambas no interior.

Um novo boletim do Ministério da Saúde, divulgado neste sábado, informa que o Brasil tem 207 casos suspeitos de coronavírus. Na sexta, o número estava em 182.

A pasta considerou finais os testes realizados pelo Hospital Albert Einstein: o exame específico para Sars-CoV2, acrônimo que designa o novo coronavírus, conforme preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Isso porque o laboratório foi o mesmo que identificou o primeiro caso de coronavírus no Brasil, confirmado na quarta.

De acordo com o novo protocolo para a confirmação da doença no Brasil, haverá necessidade de contraprova toda vez que um laboratório identificar um caso pela primeira vez. O exame para confirmar o diagnóstico é realizado em três laboratórios de referência: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/RJ), no Rio, Instituto Evandro Chagas da Secretaria de Vigilância em Saúde (IEC/SVS), no Pará, e Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.

Após a validação, o laboratório que fez o primeiro exame passará a fazer parte de uma rede e, caso surjam novos casos diagnosticados pelo mesmo laboratório, não haverá mais necessidade de contraprova. O Hospital Albert Einstein, neste segundo caso, foi orientado a encaminhar uma alíquota da amostra ao Instituto Adolfo Lutz, para monitoramento genético do vírus.

De acordo com a OMS, há 85.403 casos de coronavírus no mundo, dos quais 1.753 são novos. Os casos estão espalhados em 54 países e já foram registradas 2.924 mortes. Do total, 93% dos diagnósticos ocorreram na China.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BRASIL :

Ver mais em Brasil