Brasil

Caixa permitirá código para trabalhador retirar auxílio em caixa eletrônico ou lotérica

O interessado deverá acessar o aplicativo Caixa Tem e informar o valor que deseja sacar

Agência O Globo

A Caixa Econômica Federal informou nesta sexta-feira (24), que o trabalhadores que já tiveram o auxílio emergencial de R$ 600 liberado por meio da abertura de contas poupanças digitais do banco não precisarão enfrentar filas nas agências bancárias,  a partir de segunda-feira (dia 27) para retirar o dinheiro em espécie. Segundo a instituição, o interessado deverá acessar o aplicativo Caixa Tem, criado exclusivamente para a movimentação dessas contas e informar o valor que deseja sacar. A partir disso, será gerado um código autorizador para retirada em caixa eletrônico ou lotérica.

Segundo a Caixa, portanto, não é necessário os trabalhadores correrem às agências bancárias ou às casas lotéricas para realizar os saques. Vale lembrar, também, que o cronograma de retiradas deve respeitar o mês de nascimento do trabalhador. Confira o calendário abaixo. Nem todos estarão liberados na segunda-feira.

"Com o objetivo de evitar aglomerações nas agências e unidades lotéricas, expondo empregados, parceiros e clientes ao risco de contágio, a Caixa escalonou o calendário de saque", informou o banco.

Calendário de saque em espécie da poupança digital sem cartão nos canais de autoatendimento e lotéricas:

• 27 de abril – nascidos em janeiro e fevereiro

• 28 de abril – nascidos em março e abril

• 29 de abril – nascidos em maio e junho

• 30 de abril – nascidos julho e agosto

• 4 de maio – nascidos em setembro e outubro

• 5 de maio – nascidos em novembro e dezembro

Dificuldade de acesso ao Caixa Tem

Apesar das orientações do banco, trabalhadores têm relatado dificuldades de acesso ao aplicativo Caixa Tem para a movimentação das contas digitais de poupança.

De acordo com depoimentos de usuários, em geral, a ferramenta só pode ser acessada de madrugada ou nas primeiras horas da manhã, quando a procura é menor. Ao longo dia, há congestionamento.