Brasil

Conhece o 'Tinder do voto'? Saiba mais sobre site que revela candidato 'perfeito'

Versão 2020 tem canal de comunicação com o político escolhido

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

A eleição para cargos como prefeito e vereador acontece no próximo domingo (15), e certamente diversas pessoas ainda não sabem o que farão em frente à urna. A plataforma "Tem meu Voto" pode ajudar nessa missão. Lançada para as eleições de 2018, funciona como um "Tinder do voto".

A ideia é simples. O site permite ao eleitor de cada cidade do país escolher o candidato “perfeito” a vereador que mais se aproxime de suas ideias. Em sua versão 2020, a ferramenta permitirá ao eleitor, além de ter informações de seu candidato de preferência, acompanhar as decisões do mandatário, mantendo um relacionamento direto com ele, por meio de um canal de comunicação interativo e participativo. Todos os candidatos interessados em fazer parte da plataforma respondem a um questionário padrão – cinco perguntas – e incluem uma breve biografia, sem qualquer custo. É a partir dessas respostas que o programa do Tem meu Voto lista para os eleitores os candidatos mais alinhados com o perfil de cada um. 

O eleitor responde a algumas perguntas — entre elas o município e Estado de votação, prioridades para a sua cidade e posicionamento ideológico. Ao concluir, recebe uma lista com os vereadores do seu município que se aproximam de suas ideias. Um clique em cada perfil apresentado mostrará mais informações sobre o candidato ou candidata: partido, minibiografia, sites oficiais, prioridades, posição ideológica. O eleitor poderá refinar a escolha e definir o sexo e a raça do candidato, de acordo com os critérios e registros oficiais do TSE. Ao final, poderá marcar seus favoritos e gerar uma espécie de "colinha eletrônica" com os seus candidatos escolhidos.