Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > brasil
Whatsapp Whatsapp
BRASIL

Controlar boatos é mais difícil no WhatsApp do que no Facebook

Mesmo se publicação original for apagada, boato segue circulando

Redação iBahia • 09/06/2018 às 10:06 • Atualizada em 27/08/2022 às 0:56 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Se o Tribunal Superior eleitoral (TSE) começa a punir autores de fake new em sites como o Facebook, a tarefa será muito mais difícil no WhatsApp, o aplicativo de troca de mensagens que possui mais de 60 milhões de contas ativas no Brasil e foi determinante, por exemplo, na greve dos caminhoneiros. Identificar o autor de uma publicação no WhatsApp é muito mais difícil — se a linha telefônica não estiver relacionada a um CPF, chegar ao usuário demandará grande investigação.

Além disso, uma publicação mentirosa que está sendo muito compartilhada pelo Facebook some para todos os usuários quando a mensagem original é apagada. Isso não ocorre nos arquivos distribuídos pelo WhatsApp, que continuam se espalhando.

— Uma ordem de proibir que tal conteúdo seja divulgado no WhatsApp é praticamente inócua. No Facebook ou no Twitter, é como se a publicação estivesse pregada num mural público. Fica ali exposta, suportada num endereço da internet, uma URL. Identificada, basta que o autor a apague. No WhatsApp, a comunicação se dá em grupos fechados, ou entre usuários. É mais difícil rastrear — explica o advogado Fernando Neisser, autor do livro “Crime e mentira na política”.

— O WhatsApp é o grande desafio para o TSE nesta eleição. O problema não será o celular do “seu Zé” compartilhando uma notícia falsa. Já se tem equipamento onde são instalados dois mil chips de celulares, ligados a bancos de dados de números de telefone, podendo disparar centenas de milhares de posts por hora via WhatsApp. O desafio é localizar esses grandes polos.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BRASIL :

Ver mais em Brasil