Com a perspectiva do início da vacinação contra p novo coronavírus (covid-19) nas próximas semanas, o Ministério da Saúde tomou conhecimento de tentativas de golpes pelo celular utilizando este processo como pretexto para lesar cidadãos.
Sobre o tema, a pasta divulgou nota nesta quinta-feira (14) alertando para essas iniciativas e reiterando que não faz agendamento de vacinação, não solicita dados das pessoas nem envia quaisquer tipos de códigos para usuários do sistema de saúde.
Se alguém receber ligações ou mensagens pelo celular com esta promessa e solicitando dados pessoais ou outras informações, a orientação do Ministério da Saúde é que a pessoa não forneça qualquer dado e denuncie a autoridades competentes.
Veja mais
-
Cartão do SUS não será obrigatório para se vacinar contra covid-19; entenda
-
Saiba como será a ordem de vacinação contra covid-19 em Salvador
-
'Salvador tem capacidade para vacinar 100 mil pessoas por dia', diz prefeito Bruno Reis
-
Vacinação contra a covid-19 no Brasil terá início dia 20 de janeiro
-
CoronaVac é eficaz? Entenda cada um dos dados divulgados sobre a vacina
O Ministério da Saúde destaca que o Sistema Único de Saúde é universal e gratuito. Não há condições prévias para a vacinação, que será realizada nos postos de saúde e pontos utilizados em campanhas de imunização.
Em outra nota divulgada nesta semana, o Ministério esclareceu que não há obrigação de cadastro prévio, seja no posto de saúde ou no acesso ao aplicativo Conecte SUS Cidadão. A pessoa que for ser vacinada pode ser identificada e cadastrada na hora. O app facilita a identificação no momento de tomar a vacina.