Brasil

Criançada em casa: Veja opções de brincadeiras para entreter os pequenos

Algumas brincadeiras e atividades lúdicas podem ser utilizadas durante o surto para estreitar laços entre pais e filhos

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br )
- Atualizada em

Não sabe o que fazer com as crianças no período da pandemia do coronavírus, quando é preciso passar dias dentro de casa? Algumas brincadeiras e atividades lúdicas podem ser utilizadas durante o surto para estreitar laços entre pais e filhos. Porém, é importante organizar uma rotina com os pequenos para manter equilíbrio no aprendizado já que não se trata de férias. 

Foto: Reprodução

Para os pais, é importante adaptar as atividades para crianças de acordo com a faixa etária e que tragam uma carga educativa e lúdica ao mesmo tempo. Além disso, algumas brincadeiras de infância para gastar energia como pula corda, amarelinha e corrida de saco deixam os dias em casa mais divertidos. 

Colorir 
Proposta de material é o que não falta para as crianças pintarem. Vale um livro de colorir, tecido ou uma superfície com azulejo para usar tinta guache. Se quiser delimitar o espaço e ainda facilitar a limpeza, é só colocar o pequeno no box do banheiro para pintar o chão e as paredes da cor que quiser. 

Jogos de Tabuleiro
Esses formatos de jogos podem manter as crianças interessadas e focadas em vencer. Títulos que os pais já conhecem são boas apostas, como War, Imagem e Ação, Jogo da Vida e Banco Imobiliário. Por trás da diversão estão as lições dessas brincadeiras, como estratégia, consciência corporal, criatividade e educação financeira. 

Foto: Reprodução

Contação de histórias
Narração de histórias onde a atividade consiste em transmitir eventos na forma de palavras, imagens, sons ou muitas vezes pela improvisação. Alguns sites disponibilizam para baixar o material gratuito através de e-books. 

Massinha
As brincadeiras com massinha permitem aguçar os sentidos como olfato e tato. São descobertas novas formas (criadas pela própria criança), cores, possibilidades, diferentes texturas e movimentos.

Quebra-cabeça
Eles promovem relaxamento, ajudam a ter mais agilidade, contribuem para a vida social, exercitam o raciocínio e melhoram a coordenação motora. 

Pintura
A pintura, ajuda as crianças a melhorar a coordenação motora, tornando mais fácil a aprendizagem da escrita e a criatividade. 

Vídeo Game e jogos eletrônicos 
Atualmente, existem inúmeras opções de jogos tecnológicos que vão além do vídeo game e podem ser jogados em tablets, computadores e celulares. Claro que a escolha do jogos deve ser supervisionada pelos pais e o tempo de atividade também.

Stop
Adedanha, adedonha ou stop. O verdadeiro nome da brincadeira só não gera tanta polêmica quando o desenvolvimento dela. Questões como “gelo é cor?”, “tomate é fruta?” e “parede é objeto?” vão render boas risadas durante a atividade, que deve ser feita por pelo menos duas pessoas. 

Caça ao tesouro
O jogo de pistas permite que os participantes descubram o local onde está escondida a pista seguinte. Os jogadores avançam, assim, de esconderijo em esconderijo, até a localização final do tesouro.

Cabana
A velha brincadeira de “montar uma forte de almofadas”, com lençóis, cobertores, travesseiros e almofadas. É muito divertido e precisa do trabalho colaborativo para que o forte fique resistente e grande o suficiente para acomodar todos.