Brasil

De rainha do bumbum a musa do Enem, Gretchen dá conselhos aos candidatos

Neste sábado (10), véspera do segundo dia de provas, ela vai participar de um aulão do ProEnem trazendo novos conselhos.

Agência O Globo

Musa dos memes, Gretchen está se transformando a cada ano na rainha do Enem. Em um estilo mãezona, a dançarina sempre manda recados e orientações para os jovens que vão realizar a prova. O retorno, sempre muito bem humorado, aparece em forma de memes com a própria cantora e em agradecimentos logo após a conquista da vaga desejada. Neste sábado, dia 10, véspera do segundo dia de provas, ela vai participar de um aulão do ProEnem, plataforma de aula online, trazendo novos conselhos.

Foto: divulgação

Ao EXTRA, Gretchen conta que este é um momento de vulnerabilidade dos jovens e vê em suas interações no Twitter uma forma de acolhimento. Confira na entrevista os conselhos da rainha do bumbum que virou a rainha do Enem.

Por qual motivo você resolveu dar conselhos para quem vai fazer o Enem?

Eu tenho filhos, inclusive dessa idade e, por causa do Enem, estão estudando no exterior. Passei a dar conselhos no Twitter antes das provas como uma forma de cuidar em um momento frágil.

Como eu tenho essa força para influenciar os jovens, passei a dar um apoio quase como de mãe. Um acolhimento mesmo. Ano passado, muita gente veio falar comigo que passou na universidade que queria e me agradecendo. Falavam "acordei bem mais cedo por causa do seu conselho" ou "fiquei mais calmo lembrando do que você falou". É bem bacana.

E esse ano, como tá sendo?

Esse ano aproveitei para atentar ao horário de verão. (No primeiro dia de prova do Enem, ocorreu a troca do horário de verão). Avisei que era para ficar atento para não perder a prova.

Esse público jovem é o mesmo que compartilha muitos memes com suas reações. Você gosta?

Eu curto muito estar atingindo um público tão jovem. O meme é uma forma de expressão. Eles fazem para brincar e são super divertidos.

Eu também uso os memes em que eu mesma apareço.



Qual que você mais gosta?

Adora a que eu tô afiando uma faca. Eles são muito criativos com esse.

Você tem algum conselho ou simpatia para quem vai fazer a prova no domingo?


Simpatia, não. Nesse momento, não adianta mais estudar ou ler um livro. A ideia é ficar calmo. Pode ser um bom momento para sair para jantar com a família, ouvir música ou ver um filme. O que não pode é se estressar.