Brasil

Deputado leva cachorro ao plenário da Câmara: 'primeira vez na história'

Segundo ele, é a primeira vez na história que um cachorro transita pelo espaço reservado aos parlamentares

Natália Portinari, da Agência O Globo
- Atualizada em

O deputado Fred Costa (MG), líder do Patriota na Câmara dos Deputados, levou um cão ao plenário nesta quinta-feira, em uma sessão solene em homenagem ao Dia Mundial dos Animais. Segundo ele, é a primeira vez na história que um cachorro transita pelo espaço reservado aos parlamentares.

— Eles disseram que eu não podia levar o cachorro, que isso não estava no regimento e nunca tinha acontecido antes. Então o jeito foi levar um cão-guia, já que está garantido na legislação federal que pode entrar em qualquer lugar.



Além do labrador, a homenagem contou com a participação de crianças estudantes no Distrito Federal e com a presença de Felipe Rigoni (PSB-ES), parlamentar cego. Rigoni se locomove com a ajuda de uma guia, que a acompanha no dia-a-dia como parlamentar. Ele diz que não se adaptou ao uso de cão-guia.

Fred Costa tenta aprovar um projeto que cria pena de reclusão de 1 a 4 anos para maus-tratos aos animais. Hoje, a pena prevista é de 3 meses a um ano de detenção. O Senado aprovou um projeto semelhante ao de Fred no fim do ano passado, mas o tema ainda não foi apreciado pela Câmara.