Brasil

'Desafio da farinha' pode causar danos à saúde, diz especialista; entenda

Pediatra explica quais os riscos da brincadeira

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Nos últimos tempos, o "desafio da farinha" se tornou o novo viral das da internet, fazendo com que famílias graves vídeos e postem nas rede sociais. Porém, como alerta especialistas, é preciso ter cuidado, pois o contato com o produto químico pode trazer danos à saúde. As informações são do G1 Piauí.

O desafio funciona da seguinte forma: dois integrantes competem contra uma lista de perguntas e uma terceira pessoa que fica posicionada, entre os participantes, decide quem vai mergulhar o rosto na farinha.

De acordo com o pediatra Maurício Cavalcante, o "desafio da farinha" deve ser evitado, pois pode trazer riscos para a saúde e, nos casos mais graves, ser capaz provocar uma pneumonia química.

"A farinha pode atingir os olhos, pode ser inalada pela boca ou nariz. Nos olhos, ela pode causar uma conjuntivite química por causa da irritação com a farinha, pois ela é um corpo estranho na conjuntiva. Na via aérea, ela pode provocar rinite, faringite, principalmente em pacientes que têm tendência a alergias", explicou Maurício, em entrevista ao G1.