Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > brasil
Whatsapp Whatsapp
BRASIL

Desafio da 'Momo' preocupa pais ao redor do país; entenda

Colégios do Brasil todo têm enviado comunicados aos pais

Redação iBahia • 29/08/2018 às 14:53 • Atualizada em 27/08/2022 às 17:08 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Tem circulado pela internet um suposto número de WhatsApp de uma boneca chamada "Momo" que, ao ser contactada, propõe desafios para os usuários - desafios estes que podem levar à morte. A questão voltou à tona após um garoto de 9 anos morrer ao tentar segurar a respiração com uma corda.

Policiais afirmam que é necessário tomar cuidado com as mensagens recebidas pelos filhos. “É preciso compreender como eles agem para identificar o problema e se ver livre de riscos. A criança ou pessoa muito bem informada será mais protegida”, afirma Giovanni Santoro, porta-voz da Polícia Federal.

Foto: Reprodução

Uma mesma família, na Paraíba, recebeu uma série de ameaças de um número internacional com a foto da Momo. "Você não vai querer me ver", afirma um dos envios.

Colégios do Brasil todo têm enviado comunicados aos pais. "Há notícias de que as crianças e adolescentes são estimuladas a telefonarem para a boneca Momo e nessas conversas as crianças são induzidas a passarem seus contatos e informações para pessoas com perfis falsos", afirmou a Rede Salesiana.

A ONG Safernet Brasil divulgou algumas dicas para não cair em golpes do tipo. Confira:

- É fundamental orientar crianças e adolescentes a ter cuidado ao adicionar pessoas desconhecidas e orientá-las a bloquear contatos indesejados sem enviar nada.

- Caso tenha participado e avalie que sofreu ameaça à sua integridade física, financeira ou emocional, a recomendação é buscar uma Delegacia de Polícia Civil para registrar um boletim de ocorrência.

- Recomendamos que pais e educadores alertem crianaças e adolescentes para bloquear o suposto usuário "Momo", não iniciar a conversa e não comportilhas informações com o perfil.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BRASIL :

Ver mais em Brasil