Brasil

Em um avião bimotor, pesquisadores fazem um censo de baleias jubarte no litoral brasileiro

Os resultados do estudo devem ser divulgados no início de 2012

Da Redação
- Atualizada em

O Projeto Baleia Jubarte e o Instituto Chico Mendes realizaram um censo aéreo de baleias jubarte, percorrendo, com um avião bimotor, o trecho do litoral brasileiro de Sergipe ao Rio de Janeiro. O levantamento tem o intuito de analisar se houve recuperação da população de baleias jubartes brasileiras depois do período de caça comercial; e avaliar de que forma e em que ritmo está acontecendo o repovoamento, o número de animais, os locais de concentração das fêmeas com filhotes, identificando onde os esforços de conservação devem ser intensificados.


Os resultados devem ser divulgados no início de 2012 e, segundo a presidente do Instituto Baleia Jubarte, Márcia Engel, “Será possível também avaliar a interação da população destas baleias com possíveis ameaças de origem antrópica, como as frotas pesqueiras, rotas de embarcações comerciais e plataformas de petróleo”.

 

A dimensão do estudo o coloca entre os maiores levantamentos aéreos de cetáceos do mundo e o segundo em extensão realizado pelo Projeto Baleia Jubarte.“Com o aumento da área mapeada, percorrendo praticamente toda a área de ocorrência sistemática da espécie no Brasil, teremos um grande mapa da espécie, ferramenta única para o estabelecimento de ações de conservação”, afirma Márcia.


O levantamento é desenvolvido pelo Projeto Baleia Jubarte, iniciativa do Instituto Baleia Jubarte, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental, em cooperação técnica com o Centro de Mamíferos Aquáticos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio.



Visitas
No período entre julho a novembro, as baleias jubarte visitam frequentemente o litoral do Brasil. A Bahia e o Espírito Santo concentram fêmeas com filhotes desta espécie, recebendo a visita de 80% das baleias jubartes que frequentam o litoral brasileiro no período reprodutivo, revela estudos anteriores do Projeto Baleia Jubarte.