Brasil

Estratégia de marketing de Anitta vira tema de trabalho final de faculdade

Yan Vianna identificou quais foram as ferramentas usadas por ela para promover o seu trabalho

Agência O Globo

A cantora Anitta virou tema de trabalho acadêmico. Um estudante de Marketing do Centro Universitário Unicarioca desenvolveu seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre a musa pop. Com o tema “Anitta: a poderosa do marketing” , Yan Vianna, de 20 anos, resolveu mergulhar na vida profissional da nova diva do música brasileiro. Ele identificou quais foram as ferramentas usadas por ela para promover o seu trabalho.

A conclusão do TCC, apresentado no início deste mês, rendeu uma bela nota 10.

— A Anitta usou e abusou, sem constrangimento, das referências das cantoras americanas. Passou a colocar muita coreografia em cada música que lançava. E chegou a ser acusada pelos seus críticos de copiar a Beyoncé. Mas não enxergo assim. Ela estava construindo um ambiente propício para brilhar. E conseguiu — afirma Yan.

Foto: Reprodução

Ele garante que o desejo por estudar as estratégias de marketing usadas pela cantora não foi uma maneira de tietar a musa de forma uma elegante — até porque ele ainda não teve contato com ela:

— Desde que entrei na faculdade, pensava num tema que pudesse ser relevante e original. Queria algo que despertasse o interesse das pessoas sobre a minha pesquisa. Na busca por um objeto de estudo, vi que um outro rapaz havia feito uma monografia sobre o reposicionamento de imagem da cantora Valesca Popozuda. Foi ali que nasceu a minha ideia.

Público segmentado


A pesquisa de Yan também aponta que uma das estratégias da cantora foi a de conseguir segmentar o seu público em várias vertentes:

— Ela é uma artista multifacetada. Criou um show voltado para o público infantil e passou a fazer participações em shows e clipes de cantores de diferentes estilos musicais. Ela usa uma técnica conhecida no marketing como co-branding, que é a estratégia de unir diferentes marcas em torno da divulgação de um produto — explica Vianna.

Morador de Santíssimo, na Zona Oeste do Rio, Yan é filho de uma cuidadora de idosos e de um operador de logística. O rapaz estudou a vida toda em colégios públicos e fez a faculdade com bolsa integral.

— Agora, tenho vontade de continuar estudando sobre estratégias de marketing e ainda quero voltar para a faculdade. Vou fazer o vestibular para o curso de Estudo de Mídia da Universidade Federal Fluminense (UFF).

As divas da internet


Antes de Anitta ganhar as páginas do TCC de Yan, outras cantoras também já se transformaram em objetos de estudo. No início do mês, Roberto Santos estudante do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Dom Bosco, em Resende, no Sul do Estado do Rio, apresentou um TCC sobre a Gretchen.

Com o tema “A rainha da internet — a construção das divas midiáticas”, ele fez um recorte histórico da internet e das redes sociais para explicar o conceito de diva personificado pela cantora.

A professora de Marketing da Unicarioca e orientadora de Yan, Maura Xefan, diz que essa busca por estudos sobre celebridades está ligada ao universo em que vivem:

— Vejo que nos casos dos alunos que orientei, sobre os estudos da Valesca Popozuda e da própria Anitta, por exemplo, não houve uma questão de promoção pessoal. Esses alunos querem aplicar o conhecimento que adquiriram em temas ligados ao seu cotidiano.