Brasil

Falha em radar no aeroporto de Salvador afeta voos neste sábado

Outros cidades também tiveram o mesmo problema

Agência O Globo

Após falhas no sistema de radar de São Paulo nesta sexta-feira, aeroportos ainda registram atrasos e cancelamentos de voos neste sábado. Os aeroportos de Brasília e de Salvador são alguns exemplos de unidades ainda com problemas, segundo informações do G1.

No início da tarde, os aeroportos de Salvador, Brasília e Congonhas tinham voos atrasados e cancelados, segundo a Infraero. O aeroporto Santos Dumont, no Rio, teve um voo cancelado, para Campos.

No aeroporto de Congonhas, há casos de voos com atrasos com mais de duas horas, como um da Gol proveniente de Curitiba. Segundo a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), dos 89 voos programados nesta manhã em Congonhas, 17 estavam atrasados. Filas de passageiros se estenderam pelos saguões. Ao contrário de ontem, porém, os aeroportos de Cumbica, em Guarulhos, e Viracopos, em Campinas, operavam normalmente neste sábado.

Segundo a Aeronática, a instabilidade no radar foi provocada por uma "transição" do fornecimento de energia. Foram três momentos de pane: às 23h30 de quinta, às 4h30 e às 10h30 de ontem. O abastecimento foi normalizado ao meio-dia. Mas gerou efeito cascata nos aeroportos: mais de 200 voos atrasaram, e pelo menos outros 20 foram cancelados. Para amenizar os transtornos, os aeroportos de Congonhas e Santos Dumont estenderam seus horários de funcionamento na madrugada.

O radar já havia registrado falhas há pouco mais de um mês, em 16 de junho, afetando passageiros em Congonhas e Cumbica. Mas, segundo a Aeronáutica, não há relação entre os dois casos. Em junho, em Congonhas, uma peça de um gerador de energia ligado ao sistema de controle do radar queimou.