Brasil

Família encontra dezenas de escorpiões em casa e dão solução inusitada para o problema

A família encontrou os escorpiões ao limpar a fossa, quando limparam o terreno e até dentro do banheiro da residência

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Uma família, que mora na cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, teve um susto após terminar uma obra na residência dos vizinhos. Durante a retirada dos entulhos, há uma semana, eles encontram uma dezena de escorpiões na área externa do imóvel. As informações são do G1 Mato Grosso do Sul.

Em entrevista ao G1 MS, a morada da casa, Edinéia Oliveira Ajala, de 40 anos, contou que os escorpiões encontrados já foram recolhidos e que eles tomaram medidas de 'segurança'. "A solução foi vedar os ralos e até colocar uma galinha na área externa do imóvel".

De acordo com o G1 MS, a família encontrou os escorpiões ao limpar a fossa, quando limparam o terreno e até dentro do banheiro da residência. Os animais começaram a aparecer depois que a vizinha, que é cunhada de Edinéia, deixou os entulhos da construção na área externa da casa.

Foto: reprodução / G1 MS
"Eu fiquei desesperada, porque meus filhos de 7 e 11 anos andam aqui de bicicleta, brincam no quintal. Tem até uma casinha de boneca com brinquedos, mas, não deixo mais eles mexerem e o jeito foi colocar uma galinha no quintal como predadora", relatou Edinéia ao G1.

"Não tiro o olho dos meus filhos, aonde eles estão eu vou atrás para ver se tem algum bicho. Meu medo é de pisarem em algum escorpião e agora vou buscar orientações no CCZ [Centro de Controle de Zoonoses]", desabafou Edinéia.

O G1 MS entrou em contato com o CCZ para saber mais sobre o assunto. A gerente técnica do Serviço de Controle de Roedores, Animais Peçonhentos e Sinantrópicos (Scraps) do CCZ, Christianne Eufrasio De Medeiros, explicou que o lixo acumulado em terrenos, com vegetação alta e material orgânico em decomposição, é local propício para a proliferação de escorpiões.
Galinha da família de Edinéia (Foto: reprodução / G1 MS)
"É importante limpar estes locais e também vedar os ralos com o sistema abre e fecha, além de não esquecer os ralos da pia que também fazem parte do esgoto. A pessoa pode jogar água sanitária e vedar, em seguida, mantendo fechado na hora do banho", alertou a gerente técnica do Scraps.

Em caso de um acidente com o escorpião, a orientação ir até uma unidade de saúde imediatamente. Christianne Eufrasio ressaltou ao G1 que o veneno do animal é uma neurotoxina que cai na corrente sanguínea e pode chegar rápido ao coração, então, quanto mais rápido o atendimento, melhor.