Brasil

Fuja do perigo: confira dicas para vender seu veículo na internet com segurança

Funcionário público Michel Sá foi morto após sair de casa para vender um veículo anunciado em um site. O crime acendeu um alerta para este tipo de negociação

Isadora Sodré (isadora.sodre@redebahia.com.br)
- Atualizada em

A comodidade da compra e venda de veículos através de sites de compras enche os olhos de muitas pessoas, mas é preciso ter cuidado na hora de negociar valores tão altos por este meio. No dia 17 de agosto, o funcionário público Michel Sá, de 35 anos, foi encontrado morto após sair para negociar a venda de um carro em um shopping de Salvador, anunciado na internet. O crime gerou grande repercussão e acendeu um alerta para este tipo de transação.

O portal iBahia preparou uma lista com os principais cuidados que devem ser tomados por aqueles que vão comprar ou vender veículos na internet. Confira:

1. Tanto na compra quanto na venda, é necessário cruzar o que consta no documento do veículo com as informações que estão disponíveis no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Procure também checar outros dados: indicadores de situação de veículo, existência de ocorrência de roubo, restrição judicial e alienação fundiária.

2. Ao marcar o encontro para negociar a venda ou a compra, marque sempre em local público, com grande circulação de pessoas. Se possível, não vá sozinho, leve com você um familiar ou um amigo.

3. Antes de fechar o negócio, procure fazer uma avaliação geral do estado do veículo. Se você não estiver familiarizado com o modelo, é recomendado que você leve algum profissional no dia da negociação para te ajudar.

4. Nunca realize pagamentos online sem ter visto o veículo antes e procure dar preferência para   métodos que podem ser rastreados: como cartão, transferência bancária ou cheque.


5. Antes de comprar um veículo usado, a pessoa deve pesquisar a sua própria situação. O vendedor só poderá transferir o produto para o seu nome se ele estiver regular e sem débitos. Após a venda, a transferência de propriedade pode ser feita em até 30 dias.

6. Ao vender um veículo, nunca compartilhe dados pessoas por telefone, pois criminosos poderão usar estes dados para criar um anúncio falso, enganar outras pessoas e até explorar a sua identidade. Compradores 'verdadeiros' não terão problemas em vistoriar o carro pessoalmente.

7. Não permita que potenciais compradores efetuem cópias ou fotografias do seus documentos. Ele só devem ser entregues quando o dinheiro foi depositado de forma segura em sua compra bancária.

8. Desconfie de transações bancárias advindas de terceiros.

9. Não permita que o comprador leve o carro sem ter pago o valor integral do veículo. Se o comprador deu um cheque, espere que esteja tudo 'ok' antes de finalizar a transação.