Brasil

Greve geral faz Latam e Azul cancelarem voos para Argentina nesta terça

Companhias cancelaram vários voos com saída ou destino à nação vizinha

Agência O Globo

As companhias aéreas Latam e Azul informaram nesta segunda-feira (29) o cancelamento de voos programados para esta terça-feira (30), com destino ou saída dos aeroportos da Argentina. A medida ocorre em razão da greve nacional de sindicatos contrários ao programa de austeridade do presidente Maurício Macri.

Na Azul, três voos com destino a Buenos Aires foram cancelados. Outros três da capital argentina para o Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), e o Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte (MG), também foram suspensos. A empresa ressalta que está prestando toda a assistência, e que reacomodará seus clientes em outras operações.

A Latam informou que todos os voos com destino ou saída da Argentina estão cancelados nesta terça. Em toda América do Sul, cerca de 90 voos serão afetados. A companhia recomenda os passageiros que reprogramem os voos pelos canais de comunicação da empresa. Os consumidores também podem optar pela remarcação, sem que haja multa ou diferença tarifária.

No domingo (28), a companhia aérea argentina Aerolíneas Argentinas informou neste domingo que cancelou todos os voos programados no país vizinho. Segundo a empresa, serão afetados 350 voos e 22 mil passageiros, inclusive os com destino o Brasil. Até domingo, o comunicado dizia que a Aerolíneas havia reescalonado mais de 40% dos clientes afetados pelos cancelamentos.

A paralisação de 24 horas marcada para terça-feira deve fechar boa parte da economia argentina, atingida pela recessão e pela inflação, enquanto Macri luta para consertar sua imagem a tempo das eleições gerais de outubro, na qual ele concorrerá a um segundo mandato.

Procurada, a GOL ainda não informou se os voos planejados para a Argentina estão confirmados ou não.

Telefones e canais de contato:

Latam

Telefones 4002-5700 (capitais do Brasil) e 0300 570 5700 (todo o Brasil) ou pelo site  Latam.com.

Azul

Telefones 4003-1118 (capitais do Brasil) e 0800 884 4040 (todo o Brasil) ou pelo site voeazul.com.br.

Aerolíneas Argentinas

Telefones: 0800-761-0254 (SAC), 0800-000-5050 (atendimento agências) e 0800-000-5051(deficientes auditivos) ou pelo site aerolineas.com.