Brasil

Huck, Bruna Marquezine e outros famosos comentam tragédia em Brumadinho

Tragédia aconteceu nesta sexta-feira (25), em Minas Gerais

Agência O Globo
- Atualizada em

Bruna Marquezine, Sophie Charlotte, Leandra Leal, Maisa Silva, Luciano Huck e outros famosos estão se manifestando pelas redes sociais após uma barragem de rejeitos da Vale se romper na tarde desta sexta-feira, na região de Mário Campos e Córrego do Feijão, no município de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Sophie Charlotte foi uma das primeiras a usar o Instagram Stories para lamentar o ocorrido. A atriz postou uma foto na qual mostra os desejos cobrindo a mata e escreveu: "Desgoverno. Brumadinho que tanto amo, coberto pela lama da Vale".

Brumadinho fica localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte, cidade onde nasceu o ator Daniel de Oliveira. Ele é casado com Sophie e os dois já fizeram uma tour pela região próximo ao nascimento do filho do casal, Otto.


Leandra Leal utilizou o Twitter para mostrar sua indignação sobre o caso: "Que tristeza o rompimento da barragem em Brumadinho. Meus sinceros sentimentos a todas as vítimas e seus familiares. Que Deus guie agora as equipes de resgate. Três anos depois do crime de Mariana, assistimos uma nova tragédia. A impunidade gera essa repetição".

Maisa Silva também se manifestou e perguntou se havia uma forma de ajudar as vítimas do rompimento da barragem: "Meus sentimentos à todos os afetados pela tragedia de Brumadinho. Alguém já disponibilizou ou deu ideia de alguma maneira pra ajudar?".

Já o apresentador Luciano Huck mostrou indignação ao relembrar o rompimento da barragem em Mariana, também em Minas Gerais, há três anos: "Muito triste assistir de novo uma tragedia que poderia ser evitada. Um absurdo, com a tecnologia disponível no sec XXI, este tipo de tragedia ainda acontecer. E pela segunda vez, em tão pouco tempo. Deixo minha solidariedade a todos os moradores da Vila Ferteco em Brumadinho (MG)".

O Padre Fábio de Melo também usou o Twitter para relembrar o rompimento da barragem em Mariana e lamentar pelas famílias que perderam tudo com a tragédia: "As nossas tragédias se repetem. As famílias de Brumadinho enfrentando o mesmo sofrimento que as de Mariana, há 3 anos. Os conflitos serão os mesmos. Gente simples tentando reaver o que perdeu, enquanto empresas bilionárias criam justificativas para a tragéia, eximindo-se do erro".

Bruna Marquezine usou o Instagram Stories para mostrar indignação sobre o rompimento da barragem da Vale nesta sexta-feira. A atriz publicou quatro mensagens relacionadas ao assunto: nas duas primeiras, mostrou o antes e depois de uma área de Brumadinho, depois compartilhou a notícia sobre a lama invadindo a cidade mineira e finalizou republicando um tweet falando em "crime ambiental".

A Vale informou que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. Ainda não há confirmação se há feridos no local, segundo a mineradora. "A Vale acionou o Corpo de Bombeiros e ativou o seu Plano de Atendimento a Emergências para Barragens", afirmou a empresa em um comunicado. "A prioridade total da Vale, neste momento, é preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade".