Brasil

Incêndio no CT do Flamengo: o que se sabe até agora

Acidente ocorreu por volta das 5h10, numa parte do alojamento da base que estava prestes a ser desativada

Agência O Globo
Um incêndio atingiu o Ninho do Urubu, centro de treinamento do Flamengo, na manhã desta sexta-feira. Fique por dentro do que já se sabe a respeito da tragédia.
  • Quantas pessoas morreram?
São dez mortos e o mais provável é de que todos sejam atletas da base ou em teste. As identidades de todas as vítimas ainda não foram divulgadas porque o Flamengo ainda entra em contato com os familiares. Mas, parentes e amigos confirmam as mortes do goleiro Christian Esmerio, Pablo Henrique, primo do zagueiro Werley, do Vasco, Arthur Vinícius Silva, Athila Paixão, Vitor Isaias, Bernardo Pisetta, Jorge Eduardo e Samuel Thomas.
  • Quantos feridos?
Três jovens estão no Hospital Lourenço Jorge e um deles está em estado grave. Os feridos são: Cauã Emanuel Gomes Nunes, 15 anos, natural de Fortaleza; Francisco Diogo Bento Alves, de 15 anos, jogador da base; e Jhonata Ventura, de 15 anos, jogador da base. Cauã e Francisco, que passam bem, serão transferidos para o Hospital Vitória, na Barra da Tijuca. Jhonata, com queimaduras de terceiro grau em cerca de 35% do corpo, principalmente nos membros superiores, tórax, dorso e rosto, foi transferido para o Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Municipal Pedro II, em Santa Cruz.
  • Onde aconteceu o incêndio?
Numa parte do alojamento, que eram containers, e que estava prestes a ser desativada, no Ninho do Urubu, em Vargem Grande, na Zona Oeste do Rio. Estes atletas seriam transferidos em algumas semanas para o CT profissional. 
Muitos deles conseguiram escapar, e alguns estão em estado de choque, de acordo com parentes. Funcionários do clube contaram que os atletas tentaram apagar o fogo com extintores mas que as chamas estavam concentradas na porta dos quartos. Um pai afirmou que um dos meninos que escapou percebeu a fumaça. Também segundo os pais, vinte meninos dormiam no Ninho do Urubu na noite do incêndio. Atletas do Flamengo suspeitam que fogo no CT começou no ar-condicionado.
  • Local do incêndio
Fogo atingiu alojamento das categorias de base do Flamengo em Vargem Grande, na Zona Oeste do Rio.
  • Qual a posição do Flamengo até agora?
O presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, fez um pronunciamento oficial no CT do clube e pediu desculpas pela tragédia. Também duas estrelas reveladas recentemente pela base do Flamengo, Vinícius Júnior e Lucas Paquetá, manifestaram sua solidariedade às vítimas. Um pai de um dos garotos sobreviventes afirmou que recebeu informações diretamente do clube a respeito do bem-estar do jovem o que indica que o clube está priorizando as famílias. Outros, porém, às portas do Ninho do Urubu, afirmaram que não receberam informações.
  • Quais são as causas do incêndio?
Segundo o Corpo de Bombeiros, só a perícia poderá apurar as linhas de investigação. Por ora, a operação ainda é de rescaldo. Os Bombeiros teriam sido acionados por volta das 5h17 por um dos funcionários do clube que chegou a ouvir um estouro por volta das 5h10. A luz teria caído logo na sequência. Os Bombeiros teriam chegado ao local por volta das 5h45. Segundo os Bombeiros, o Centro de Treinamento do Flamengo, em Vargem Grande, não tinha ainda o Certificado de Aprovação para funcionar. O CA é a documentação que atesta a existência e o funcionamento dos dispositivos contra incêndio previstos pela legislação vigente. E A Defesa Civil acaba de interditar parcialmente o Ninho do Urubu.