Brasil

INSS vai retomar pagamento dos benefícios de fevereiro nesta quinta; veja calendário

Durante todo o carnaval, incluindo a Quarta-feira de Cinzas, os pagamentos foram suspensos

Agência O Globo
- Atualizada em

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retomará o calendário de pagamentos dos benefícios referentes ao mês de fevereiro nesta quinta-feira (27). Neste dia, receberão os aposentados, pensionistas e titulares de auxílios que ganham até um salário mínimo e têm cartão de benefício com final 4. Na sexta-feira (dia 28), será a vez do grupo 5, e assim sucessivamente, até o dia 6 de março (final 0) — um grupo por dia.

Durante todo o carnaval, incluindo a Quarta-feira de Cinzas, os pagamentos foram suspensos. Vale destacar que, neste pagamento, esses beneficiários estão recebendo R$ 6 a mais. Isso porque o salário mínimo vigente em janeiro era de R$ 1.039, em função do reajuste concedido pelo governo federal com base na estimativa de inflação (o índice aplicado foi de 4,1%).

Entretanto, na primeira quinzena de janeiro, o IBGE divulgou o percentual oficial de inflação, ou seja, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado de janeiro a dezembro de 2019, que ficou em 4,48%. Após receber críticas, o governo Bolsonaro decidiu corrigir o valor do piso, para não penalizar os que ganham menos. Mas só o fez a partir da competência de fevereiro.


Os que ganham acima do salário mínimo
Os 23 milhões que ganham acima do salário mínimo terão o dinheiro creditado de 2 a 6 de março, de acordo com o final do cartão de pagamento. Serão dois grupos por dia, a começar pelos finais 1 e 6. Os últimos serão os grupos 5 e 0.