Brasil

Íntegra da prova do segundo dia do Enem vaza e circula em grupos do WhatsApp

Na semana passada, no primeiro dia do Enem, uma foto do tema de redação também vazou durante a aplicação da avaliação

Marcello Corrêa, da Agência O Globo
- Atualizada em

Fotos da prova do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que compreende os temas de Ciências da Natureza e Matemática, circulam em grupos de professores no WhatsApp desde pelo menos as 16h30 deste domingo (10). O exame ainda estava sendo aplicado em todo o Brasil e, oficialmente, candidatos só podiam deixar os locais de prova com o caderno de questões a partir das 18h.

O jornal 'O Globo' teve acesso às imagens da prova, que reproduzem todas as 90 questões do Enem, enumeradas de 91 a 180, e confirmou sua veracidade com candidatos que realizaram o exame. Os enunciados da prova vazada foram discriminados de acordo com as áreas de conhecimento, como química, física e biologia, mas ainda não se sabe o responsável pelas anotações.

Na semana passada, no primeiro dia do Enem, uma foto do tema de redação também vazou durante a aplicação da avaliação. O Ministério da Educação (MEC) e o Inep instauraram um inquérito e, no último sábado, a Polícia Federal deflagrou uma operação de busca e apreensão contra duas aplicadoras do exame. Um candidato também teria sido eliminado, segundo anunciou o ministro da Educação, Abraham Weintraub, em um pronunciamento em cadeia nacional.

Procurada pela publicação, a assessoria do Inep afirmou, por telefone, que ainda não tomou conhecimento do vazamento e que apurarão o episódio.