Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > brasil
Whatsapp Whatsapp
BRASIL

Marca de roupa usa estampa com escravos e é acusada de racismo

Desenhos mostram mulheres e homens negros trabalhando, com figurino e cenário da época do Brasil Colônia,

Redação iBahia • 11/07/2017 às 8:40 • Atualizada em 27/08/2022 às 13:01 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Uma estampa da marca de roupas Farm que retrata o Brasil no século XIX gerou revolta nas redes sociais. As críticas começaram quando um blogueiro compartilhou a imagem de uma peça da grife criticando os desenhos por retratar pessoas negras como escravas. O questionamento viralizou, com o apoio de muitos internautas, e a própria Farm decidiu pedir desculpas e remover a estampa de circulação.
Foto: Reprodução
— Eu postei no meu perfil as pessoas confirmaram que a estampa era mesmo racista. Se não é uma pessoa negra fazendo essa denúncia, eles iam vender o racismo. Ninguém quer ser representado dessa forma, me senti indignado. A escravidão aconteceu e ninguém vai conseguir apagar, mas não queremos ver esse período histórico sendo comercializado pela marca. Não queremos nossa imagem reduzida a um estereótipo — explicou o blogueiro José Carlos Angelo da Conceição, de 29 anos.
Os desenhos mostram mulheres e homens negros trabalhando, com figurino e cenário da época do Brasil Colônia, quando a escravidão era um dos motores da economia no país. "Eu realmente estou bem cansado de dar ibope pra branco. Mas é impressão minha ou a Farm fez uma reprodução da polêmica estampa da Maria Filó com mulheres negras representadas como escravas na Casa Grande?!", escreveu o blogueiro, fazendo referência a uma estampa da grife Maria Filó que também gerou polêmica parecida.
Foto: Reprodução
Nos comentários, muitos concordaram, usando expressões críticas como "plágio racista". Quando as críticas começaram a se espalhar, a Farm apagou as fotos da estampa de suas redes sociais, pediu desculpas e se comprometeu a remover a peça das lojas.
— Pessoas brancas jamais estariam retratadas com uma trouxa na cabeça ou puxando um burro. Uma estampa dessas jamais passaria desapercebida pelos olhos de uma pessoa negra como passou pela maioria das pessoas — avaliou.
A assessoria de imprensa da FARM informou que a ilustração "Rua do Mar" usada na atual coelação refere-se a uma cena cotidiana do período pós-colonial, desenhada em preto e branco. Segundo a nota, a estampa começou a ser criticada como racista no último sábado e, mesmo a marca não tendo essa intenção, a associação negativa motivou o recolhimento das peças das lojas e do site.
Foto: Reprodução
A Farm também respondeu aos internautas através do perfil institucional do Facebook alegando que "não teve intenção de causar sentimento negativo", e que já havia apagado as fotos com a peça de roupa que também seria retirada das lojas. A marca disse ainda que "segue aprendendo para não cometer os mesmos erros" e pediu desculpas. O EXTRA procurou pela blusa no site da marca e não encontrou o produto à venda.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BRASIL :

Ver mais em Brasil