Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > brasil
Whatsapp Whatsapp
BRASIL

Massacre em presídios no Amazonas deixa 55 mortos

Massacre expõe a disputa de poder dentro da principal facção da Região Norte, segundo promotores

Redação iBahia • 28/05/2019 às 7:21 • Atualizada em 26/08/2022 às 21:46 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
O número de mortos em presídios no Amazonas subiu para 55. Além dos 15 assassinados na manhã de domingo (26), no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), outros 40 foram registrados em outras três unidades prisionais nesta segunda-feira. Inicialmente, o governo do Amazonas havia informado que eram 42 mortos. Até agora, são 25 mortes no Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat); seis na Unidade Prisional do Puraquequara (UPP); cinco no Centro de Detenção Provisório de Manaus (CPDM1); e outras quatro no Compaj. O ministro da Justiça, Sergio Moro, anunciou nesta segunda-feira que enviará tropas da Força-tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) para reforçar a segurança no Compaj.
O massacre expõe a disputa de poder dentro da principal facção da Região Norte, segundo promotores que investigam e investigaram sua atuação. Parte do massacre ocorreu na mesma penitenciária onde, em 2017, 56 detentos morreram durante confronto entre esse grupo criminoso e a principal facção de São Paulo, que tentava se infiltrar no estado.
O setor de inteligência do Ministério Público atribui as mortes a um racha entre integrantes da maior facção criminosa do amazonas, criada em 2007. No centro da briga, estão os fundadores José Roberto Fernandes, o “José Compensa”, e João Pinto Carioca, o “João Branco”.
Os 15 mortos na manhã de domingo seriam ligados ao grupo comandado por João Branco. De acordo com o mesmo promotor, um terceiro grupo da própria facção está plantando a discórdia entre ambos, com o objetivo de tomar o poder.
O número de mortes pode aumentar em razão de outros assassinatos que teriam ocorrido nesta segunda-feira. A Secretaria de Administração Penitenciária, contudo, não confirma esses casos.
Segundo um promotor do Amazonas, ao contrário do massacre ocorrido no estado, em janeiro de 2017, desta vez os presos não filmaram nem fotografaram os corpos – prática usada para demonstrar poder. Isso porque, desde a matança anterior, o acesso a celulares e armas dentro dos presídios está mais rigoroso.
— Um celular custa R$ 10 mil dentro das unidades, assim como uma arma. Desde a carnificina anterior, o controle de entrada está muito maior — afirmou o promotor.
Para o promotor Edinaldo Medeiros, responsável por denunciar 216 detentos que teriam participado do massacre de 2017, as mortes deste final de semana repetem a mesma lógica de controle da penitenciária como símbolo do poder sobre o crime no Amazonas. Naquela ocasião, no entanto, uma das prioridades dos criminosos era a exposição das mortes para causar pânico nos rivais paulistas e nas forças de segurança.
— Em 2017, foi uma resposta para dizer quem mandava. Foi um recado. A brutalidade e a exposição eram um fator importante — disse.
De acordo com a Seap, no massacre deste domingo, os presos morreram por asfixia e perfuração. Os detentos usaram as próprias mãos para sufocar seus rivais. Em alguns casos, mataram com objetos perfurantes, como o cabo afiado de escovas de dentes.
As investigações de 2017 apontaram que a facção possuía três líderes, todos detidos em presídios federais. Além de João Branco e José Compensa, o grupo também era comandado por "Gelson Carnaúba". A participação de Gelson na briga interna, contudo, não está confirmada. Embora os três permaneçam em penitenciárias federais, as investigações afirmam que as lideranças internas do Compaj respondiam ao comando superior. Há dois anos, a ordem de execução de massacre também partiu de "José Compensa", chamado de "chefe de todos chefes".
Na lógica do crime no estado do Amazonas, o Compaj é essencial na disputa pelo comando do crime no estado. Em 2017, acusados pelo massacre no complexo destacaram às autoridades policiais a importância do comando do complexo. O grupo que o domina, em geral, garante a supremacia sobre os demais presídios no estado. Em 2017, detentos que foram ouvidos por policiais após o massacre afirmaram que "Quem está na frente do Compaj, está na frente da cidade'.
Durante a visita
A matança do domingo foi durante o horário de visitação na unidade, diante dos familiares. A briga entre os presos no Compaj, na BR-174, terminou com 15 mortos. O conflito foi confirmado pela Seap às 12h30 (horário local). O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado para realizar a remoção de corpos, e três viaturas foram encaminhadas à unidade.
O secretário de Administração Penitenciária, coronel Marcos Vinicius Almeida, tratou o episódio como uma “briga de internos”, e não como uma rebelião. Ele disse ainda que não houve reféns, agentes feridos ou fuga de detentos.
Almeida não informou oficialmente a causa da briga. Segundo ele, uma investigação foi aberta para apurar as razões da matança. Enquanto isso, as visitas à unidade estão suspensas.
O secretário de Segurança Pública, coronel Louismar Bonates, determinou reforço em outras unidades do sistema, por medida de precaução. As forças policiais do estado estão em alerta.
Para Edinaldo Medeiros, que atuou na investigação do caso de 2017, o massacre indica que os dois casos estão relacionados porque refletem que o sistema prisional do estado continua sendo dominado pro facções criminosas. Segundo o promotor, mesmo a paz que durou entre 2017, com a hegemonia da facção local sobre a facção paulista que tentou se infiltrar no estado, foi pouco duradoura.
— Continua a facção no comando e as disputas para quem se mantiver ali dentro. Se nada for feito, vai continuar ocorrendo. Não adianta um apaziguamento com a dominação de um grupo sobre o outro. Essa ocorrência só acende o sinal vermelho para demonstrar que as coisas continuam — disse.
Apesar das investigações, o secretário Almeida disse que a motivação está sendo investigada.
"O Estado não reconhece facções. Estamos investigando o que teria motivado isso. As câmeras internas registraram todos os crimes e vamos encaminhar as informações à Justiça", afirmou.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BRASIL :

Ver mais em Brasil