Brasil

Ministério da Saúde confirma mais dois casos de coronavírus; já são quatro no Brasil

Brasil chega a quatro casos, todos em São Paulo, e um deles ainda aguarda contraprova; ao menos três viajaram para o exterior

André de Souza, da Agência O Globo
- Atualizada em

O Ministério da Saúde vai anunciar nesta quarta-feira a confirmação de mais dois casos do novo coronavírus (Sars-CoV-2) no Brasil, elevando o total de casos do país a quatro, todos em São Paulo —um deles ainda dependia de contraprova. As informações serão detalhadas em entrevista coletiva marcada para as 17h.

Já havia dois casos confirmados do novo coronavírus no Brasil, ambos em São Paulo, de homens (um de 61 anos, outro de 32) que haviam viajado à Itália, um dos países mais afetados pela epidemia.

Os dois novos casos também são de São Paulo, mas ainda não há mais detalhes sobre eles —apenas que não têm conexão com os dois anteriores, e que ao menos um deles voltou do exterior recentemente.


As secretarias municipal e estadual de Saúde informaram ter confirmado um novo caso, para o qual ainda faltava contraprova no laboratório do Instituto Adolfo Lutz, uma das instituições de referência nacional, para confirmar se a pessoa contraiu mesmo o novo vírus.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) iniciou hoje a distribuição para a rede de laboratórios públicos de todo do país de kits para diagnóstico do novo coronavírus. A primeira fase da produção inclui insumos para a realização de 30 mil testes diagnósticos. Com capacidade de revelar o resultado em cerca de seis horas, a descentralização dos exames dará mais rapidez ao combate à doença.