Brasil

Ministério envia pedido à Anvisa para autorizar autoteste de Covid-19 no país

Se aprovado, os brasileiros poderão realizar o próprio teste em casa

Redação iBahia (redacao@ibahia.com )

O Ministério da Saúde enviou nesta quinta-feira (13), o pedido de autorização do autoteste de Covid-19 no Brasil para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As informações são do g1, confirmadas pela GloboNews. 

Em nota, a pasta detalha que qualquer indivíduo, sintomático ou assintomático, independentemente de seu estado vacinal ou idade, e que tenha interesse em realizar a autotestagem fazem parte do público alvo.

"A autotestagem é uma estratégia adicional para prevenir e interromper a cadeia de transmissão da Covid-19, juntamente com a vacinação, o uso de máscaras e o distanciamento social. Os autotestes podem ser realizados em casa ou em qualquer lugar, são fáceis de usar e produzem resultados rápidos", diz o documento.

A orientação do ministério, é de que o autoteste seja utilizado de forma complementar, como estratégia de triagem. As pessoas que testarem positivo, deverão fazer isolamento para prevenção de novas infecções.

No documento, o Ministério da Saúde também faz recomendações para aprovação do autoteste: 

  • Deve apresentar sensibilidade e especificidade satisfatória, conforme parâmetro da OMS
  • As instruções para uso devem contar informações sobre período de incubação do vírus, do métodos e outras necessárias para permitir que a pessoa use de forma adequada
  • O solicitante de registro do teste deve fornecer canal de comunicação para tirar dúvidas dos usuários, 24 horas por dia, 7 dias por semana
  • O produto deve ser fornecido com todos os componentes necessários para a realização do teste