Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > brasil
Whatsapp Whatsapp
BRASIL

Mulher supera paralisia e escreve quatro livros com a língua

Ela pretende lançar mais duas obras ainda em 2015

• 22/07/2015 às 17:59 • Atualizada em 01/09/2022 às 6:04 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Uma moradora do município de Campos do Goytacazes, no Norte Fluminense conseguiu superar a barreira da paralisia cerebral e realizar o sonho de escrever seus próprios livros. Aos 54 anos, Ana Cris Ferreira já possui quatro livros publicados e mais dois previstos para lançamento ainda em 2015.
Ana Cris já possui quatro livros publicados e deve concluir mais dois ainda em 2015 (Foto: Reprodução/Facebook)
Vivendo atualmente em Niterói, no Rio de Janeiro, Ana não tem controle completo dos movimentos e sua voz é um pouco distorcida. Assim, ela utiliza um método diferente para escrever seus livros: ela escreve com a língua.Foram necessários cinco anos de criação e a ajuda de doações para que ela conseguisse publicar sua primeira obra, ainda aos 28 anos. Com o sucesso das vendas, a escritora conseguiu um computador, adaptou o teclado e publicou outras três obras."Passei da hora de nascer. Então, faltou oxigênio no meu cérebro. O médico disse que eu não passaria dos 4 anos de idade. A maioria confunde esse tipo de deficiência com a deficiência intelectual, por causa da parte motora", contou Ana Cris ao 'G1'.
Escritora publicou sua primeira obra ainda aos 28 anos (Foto: Reprodução/Facebook)
Formada em Pedagogia e pós-graduada em Psicopedagogia, a escritora afirma que utiliza suas obras para quebrar preconceitos e ser porta-voz de outras pessoas que possuem a mesma sequela. "Se nós tivermos oportunidades, sensibilidades e acessibilidades, podemos ter uma vida, na medida do possível, dentro do normal", esclarece.Para os próximos projetos, a escritora pretende fazer algo voltado ao público infanto-juvenil e outro ligado à sexualidade da pessoa com deficiência. Ela ainda está pesquisando sobre os temas para, em sequência, começar a escrever as obras."Além de escritora, também sou palestrante e desenvolvo o tema ‘Como lidar com seu aluno com paralisia cerebral’. Ministro para professores, diretores e coordenadores de escolas”, informa Ana Cris.
Correio24horas

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BRASIL :

Ver mais em Brasil