Brasil

NASA abre inscrições para hackathon virtual focada em soluções contra o coronavírus

O evento ocorrerá nos dias 30 e 31 de maio

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

A Agência Espacial Americana (NASA), em parceria com a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Japonesa (JAXA), irá realizar mais uma edição do evento ‘Space Apps Covid-19 Challenge’ nos dias 30 e 31 de maio que desta vez será virtual. A inscrição é individual e está aberta por meio do site oficial.  

O evento busca soluções para assuntos relacionados a pandemia do novo coronavírus. Durante a ação, os participantes do mundo todo se juntarão em times de cinco pessoas e, durante 48 horas, terão à disposição dados de observação da Terra para se basearem em propor soluções. 

As categorias dos desafios são: aprender sobre o vírus e sua propagação usando dados espaciais, resposta local e soluções, impactos da Covid-19 no sistema da Terra como planeta, oportunidade econômicas e impacto e recuperação durante e pós Covid-19.

Com duas edições realizadas em Salvador, os baianos já deram o nome no Hackathon da Nasa. Em 2019, cinco estudantes membros da Cafeína foram os grandes vencedores da etapa mundial do Nasa Space Apps Challenge com a elaboração de um projeto atrai e capta resíduos plásticos nos oceanos. 

“É um evento mundial como já acontece todo ano, geralmente em outubro, mas esta é especial focada no Covid-19, e será toda no virtual”, explica Leka Hattori, representante local da NASA para capital baiana.

“Eu e minha equipe estamos confiantes que a Bahia vai dar sua contribuição e criar soluções simples e geniais aos desafios do Covid-19, como foi o caso da equipe Cafeína, que ganhou o mundial em outubro de 2019. O time fará uma live para dar dicas. E terceira edição deste ano, em Salvador, do Space Apps Challenge está confirmada para os dias 2, 3 e 4 de outubro” finaliza Leka Hattori.

O candidato que tiver dúvida e quiser obter mais informações sobre o evento, pode entrar em contato ou acompanhar o perfil do Instagram @nasa_spaceappssalvador.