Brasil

Pagamento em dinheiro do auxílio emergencial começa nesta segunda-feira (27)

A orientação é evitar filas nas agências que ocorre ao longo do dia até as 14h

Agência O Globo

Nesta segunda-feira (27), começa o saque em dinheiro do auxílio emergencial de R$ 600 para trabalhadores informais sem contas bancárias que tiveram poupanças digitais abertas pela Caixa Econômica Federal para o depósito do valor. Até agora, essas pessoas somente podiam movimentar as contas por meio do aplicativo Caixa Tem (pagamentos e transferências), sem a possibilidade de retirada em espécie. Esse pagamento em dinheiro começa nesta semana, de acordo com o mês de nascimento do cidadão. 

A rede bancária, no entanto, alerta sobre a necessidade de não promover aglomerações, por conta do avanço do novo coronavírus. A orientação é evitar filas nas agências, o que ocorre ao longo do dia, principalmente até as 14h. Esses trabalhadores, segundo a Caixa, devem acessar o aplicativo Caixa Tem e gerar um código para saque. Esse número poderá ser usado para retiradas em caixas eletrônicos e terminais de autoatendimento.

Vale lembrar que o movimento na rede de agências bancárias deve aumentar nas próximas duas semanais, também por conta do pagamento dos benefícios de abril e da metade do 13º salário de 30,7 milhões de aposentados e pensionistas do INSS. para esse grupo, a recomendação também é utilizar os canais digitais dos bancos, evitando idas às agências.

Cronograma do saque em espécie na Caixa:

27 de abril
Nascidos em janeiro e fevereiro

28 de abril
Nascidos em março e abril

29 de abril
Nascidos em maio e junho

30 de abril
Nascidos julho e agosto

4 de maio

nascidos em setembro e outubro

5 de maio

Nascidos em novembro e dezembro