Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > brasil
Whatsapp Whatsapp
BRASIL

Perigo na mesa: saiba quais são os alimentos com mais agrotóxicos

Cada brasileiro consome, em média, cinco litros de veneno a cada ano, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca)

Redação iBahia • 13/08/2017 às 18:32 • Atualizada em 28/08/2022 às 9:36 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Um alerta baseado na suspeita de contaminação de ovos com fipronil, um pesticida utilizado para eliminar parasitas das galinhas, foi lançado na primeira semana de agosto pelo organismo responsável pela segurança alimentar e sanitária da Holanda (NVWA). Países como França, Reino Unido, Alemanha, Bélgica, Suíça e Suécia já foram avisados e milhares de aves tiveram de ser sacrificadas.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera o fipronil "moderadamente tóxico" para o homem quando usado em grandes quantidades e pode causar vômitos e problemas neurológicos se ingerido em doses elevadas. A substância está presente em vários produtos antiparasitários empregados em animais domésticos, como spray ou coleiras antipulgas. A partir de 30 de setembro a substância já não mais será vendida porque sua produção será suspensa.

Campeão mundial no consumo de agrotóxicos desde 2008, o Brasil ainda não registrou casos relacionados ao escândalo dos ovos contaminados (que já se alastra pela União Europeia), mas o país tem razões de sobra para se preocupar em relação ao nível de contaminação dos alimentos servidos para sua população. Sem perceber, cada brasileiro consome, em média, o equivalente a um galão de cinco litros de veneno a cada ano, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Os agrotóxicos são utilizados na agricultura para eliminar insetos ou ervas daninhas nas plantações, aumentando a produtividade das lavouras. No entanto, aqueles usados na produção da maioria dos alimentos no Brasil causam danos ao meio ambiente e à saúde do produtor rural e do consumidor.

Intoxicação

De acordo com o Inca, além da contaminação dos alimentos, da terra, das águas (que em algumas situações torna-se imprópria para o consumo humano), temos a intoxicação de seres vivos, como os mamíferos, peixes, aves e insetos. Regiões com alto uso desses produtos apresentam incidência de câncer bem acima da média nacional e mundial.

Em 2010, o mercado brasileiro movimentou 7,3 bilhões de dólares e representou 19% do mercado global de agrotóxicos. Soja, milho, algodão e cana-de-açúcar representam 80% do total de vendas nesse setor.

Os alimentos que mais consomem agrotóxicos no Brasil, conforme lista da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), são: soja (40%), milho (15%), cana-de-açúcar e algodão (10% cada), cítricos (7%), café, trigo e arroz (3 cada%), feijão (2%), batata (1%), tomate (1%) maçã (0,5%) e banana (0,2%).

Brasil conta com programa para recolher embalagens usadas de agrotóxicos (Foto: Reprodução / Gov. Federal)


Risco à saúde

A pesquisadora e professora de Geografia Agrária da Universidade de São Paulo (USP), Larissa Bombardi, estuda o alto índice de agrotóxicos que consumimos no Brasil e os reflexos que eles representam para a saúde. A especialista observa que o agrotóxico mais vendido no Brasil é o herbicida glifosato.

“Se a gente pensar na quantidade de toneladas de glifosato que é vendido no Brasil, é grave. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS) o glifosato pode vir a causar câncer. A gravidade da nossa permissividade é essa. Vejo como um atentado à saúde da população como um todo”, alerta.

Segundo um dossiê realizado pela Abrasco entre 2005 e 2015, agrotóxicos classificados como inseticidas podem causar alterações no cromossomo, lesões hepáticas, contrações musculares involuntárias, asma e arritmias cardíacas; fungicidas, doença de Parkinson e cânceres, por exemplo. Já os herbicidas podem levar à indução da produção de enzimas hepáticas, de vários tipos de câncer, fibrose pulmonar, entre outras enfermidades.
Um estudo realizado por Bombardi em 2012 revelou que, no Brasil, houve uma intoxicação por agrotóxico a cada 90 minutos entre os anos de 1999 e 2009 - mais de 60 mil pessoas intoxicadas em dez anos. De acordo com a pesquisa, para cada notificação de intoxicação, outras 50 deixam de ser registradas.

Bahia

A Bahia foi o estado da região Nordeste que mais aplicou agrotóxicos nas lavouras entre 2007 e 2013 (45,9%), segundo dados do relatório nacional do programa de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos, divulgado ano passado pelo Ministério da Saúde.
Sétimo maior consumidor de agrotóxicos do País (cerca de 56 milhões de quilos), o estado tem na região Oeste uma das regiões que mais utilizam esse tipo de produto, principalmente em lavouras de soja, milho e algodão. No período analisado pelo estudo, a Bahia aplicou em média 12 kg de agrotóxico por hectare de área plantada. Em todo o Nordeste, a incidência de intoxicações passou de 1,56 para 5,39 casos por 100 mil habitantes.

Logística Reversa

Além da questão do consumo, outro ponto a ser observado refere-se à destinação adequada das embalagens de agrotóxicos pós-uso, uma vez que o descarte incorreto representa riscos ao meio ambiente, como contaminação do solo e da água, além da própria saúde dos seres vivos.
No primeiro semestre deste ano, o Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas) retirou das lavouras do Nordeste do Brasil 2.742 toneladas dessas embalagens. Essa quantidade corresponde a 12% do total destinado no País. Durante o primeiro semestre deste ano, 1.678 toneladas de embalagens foram devolvidas na Bahia, 7,1% do total nacional.

“O programa (de recolhimento de embalagens) se mantém como referência mundial. Com a integração dos elos da cadeia produtiva agrícola (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público), estamos prontos para acompanhar as necessidades do setor”, destaca João Cesar Rando, diretor-presidente do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), organização responsável pelo Campo Limpo.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BRASIL :

Ver mais em Brasil