Brasil

Quer viajar? Quatro destinos para quem ama cachoeira

Pensando nisso, listamos quatro desses refúgios e quatro dicas de hospedagem para quem deseja "lavar a alma"

Agência O Globo
- Atualizada em

Na fuga da correria e do estresse das cidades grandes, cachoeiras espalhadas pelo Brasil oferecem cenários perfeitos para abraçar a natureza. Pensando nisso, listamos quatro desses refúgios e quatro dicas de hospedagem para quem deseja "lavar a alma", mas sem abrir mão do conforto.

Chapada Diamantina (Bahia)

Onde mergulhar
 
A enorme Chapada Diamantina, na Bahia, guarda a Fumaça, uma das maiores cachoeiras do país. Localizada na região do Vale do Capão, tem pertinho de si outros paraísos que, aí sim, são bons para mergulho, como Águas Claras e Riachinho. Para fotos incríveis e uma visão 360° da região, vale muito a pena encarar também.

A Cachoeira da Fumaça é uma das maiores cachoeiras do país - Reprodução/Instagram

Onde ficar
 Se o roteiro de cachoeiras é cansativo, a Villa Lagoa das Cores, no Vale do Capão, tem uma boa infraestrutura para os dias de relaxamento. Por lá, há salas de meditação, spa holístico e mirante, que ajudam o hóspede a descansar e esquecer a vida sem sair dos arredores da propriedade. Informações pelo telefone: (75) 3344-1114.

Villa Lagoa das Cores tem uma boa infraestrutura - Divulgação


Chapada dos Veadeiros  (GO)

Onde mergulhar: As águas claríssimas da foto já dizem tudo: a cachoeira de Santa Bárbara é um espetáculo para ninguém botar defeito. Ela está localizada dentro de uma região quilombola na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, a cerca de 120km de Alto Paraíso, o principal centro urbano da região. Mais perto dessa cidade, estão as também imperdíveis Segredo e Catarata dos Couros.

Foto:  Divulgação

As águas claríssimas da foto já dizem tudo: a cachoeira de Santa Bárbara é um espetáculo para ninguém botar defeito. Ela está localizada dentro de uma região quilombola na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, a cerca de 120km de Alto Paraíso, o principal centro urbano da região. Mais perto dessa cidade, estão as também imperdíveis Segredo e Catarata dos Couros.

Onde ficar:

Foto: Divulgação

Quem procura hospedagem de luxo no meio do paraíso despojado que é Veadeiros encontra como opção a pousada Maya, que faz parte do associação hoteleira Roteiros de Charme, uma lista de propriedades que prezam pelo requinte nas acomodações e nos restaurantes. Informações no site www.pousadamaya.com.br.


Capitólio (MG)

Foto: Divulgação

Onde mergulhar: Cerca de 40 km separam a cidade de Capitólio da área de Paraíso Perdido, uma parada obrigatória para quem vai em busca dos cânions de Minas Gerais. É até difícil definir o roteiro, já que por lá existem 18 piscinas naturais e oito quedas d’água, tudo isso dentro da espetacular Serra da Canastra. Se um dia for pouco, reserve mais tempo para curtir o máximo possível desse lugar encantador.

   

Foto: Divulgação

Onde ficar:
A região preza por hospedagens mais simples, mas o hotel Balneário do Lago consegue fazer jus ao título de um dos melhores de Capitólio. Em frente ao lago de Furnas, ele tem, além da paisagem deslumbrante ao redor, academia, parque aquático de pequeno porte e quadras de tênis e futebol, tudo perfeito também para crianças. Telefone: (37) 3373-1616.

Serra da Boicona (SP)

Foto: Divulgação
Onde mergulhar:
A cerca de 210 km da capital do Rio de Janeiro está a cidade de São José do Barreiro, em São Paulo, bem aos pés da Serra da Bocaina e pertíssimo da Cachoeira Santo Isidro, uma das mais bonitas do estado para quem gosta de piscina natural. No entorno, por incrível que pareça, há uma Mata Atlântica altamente preservada, que convida o visitante a desbravar suas trilhas bem demarcadas.
Foto:Divulgação

Onde ficar:

Imagine observar as paisagens da Mata Atlântica de uma altitude de cerca de 1.700 metros? Quem se hospeda no Ventos da Bocaina, em São José do Barreiro, tem essa experiência diariamente. O clima é intimista, são apenas sete suítes, e as áreas comuns têm vista de tirar o fôlego. Há também piscina com água de nascente e rampa de voo livre para os mais destemidos. O site é ventosdabocaina.com.br