Brasil

Sabe o que é ECMO? Entenda como é feito o procedimento realizado em Paulo Gustavo

Técnica faz a circulação e a oxigenação artificiais do sangue por meio de uma máquina ligada ao paciente através de cateteres

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br )

Depois de ser divulgado que o ator Paulo Gustavo, que está internado desde o dia 13 de março com covid-19, precisou iniciar uma técnica de Oxigenação por Membrana Extracorpórea, o termo foi parar em um dos assuntos mais pesquisados no Google. Mas afinal, você sabe o que significa a sigla ECMO?

Foto: Reprodução/ PEBMed

A Oxigenação por Membrana Extracorpórea (ECMO), nada mais é do que um equipamento de alta complexidade, muito utilizado no tratamento contra a covid-19. O aparelho pode funcionar como um pulmão e um coração artificiais para pessoas que estão com os órgãos comprometidos. 

A técnica faz a circulação e a oxigenação artificiais do sangue por meio de uma máquina ligada ao paciente através de cateteres colados no corpo.

Além disso, o equipamento não tem restrição de idade, pode ser utilizado desde recém-nascidos até idosos. O aparelho tem como finalidade substituir o coração ou o pulmão dos pacientes com graves problemas respiratórios.

"A ECMO é uma terapia complexa e arriscada, indicada a pacientes que têm chance de morrer em torno de 90%. É ressuscitar o paciente”, disse Marina Pinheiro Rocha Fantini, coordenadora da Cardiologia Pediátrica e da equipe de ECMO da Rede Mater Dei de Saúde, em entrevista ao Estado de Minas, em julho do ano passado.

De acordo com pesquisa realizada em julho do ano passado, a ECMO conseguiu salvar cerca de 55% dos pacientes que usaram a técnica no Brasil. 

Riscos do uso da ECMO

Hemorragia

"Pode ocorrer por que o sangue deve ser mantido anticoagulado para evitar que coagule na tubulação. Usamos um remédio chamado heparina para prevenir", disse o médico intensivista e líder do time ECMO do Hospital São Domingos, em São Luís (MA), Carlos Sousa.

Embolia

Pequenos coágulos ou bolhas de ar podem entrar no sangue dos tubos. Também podem causar lesão para outras partes do corpo e até mesmo ser fatal.

AVC

A artéria carótida é usada na ECMO que utiliza o vaso sanguíneo veno-arterial. Esta artéria é um dos vasos que levam o sangue para o cérebro. Durante ou após a ECMO, há possibilidade de obstrução dela.