Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > brasil
Whatsapp Whatsapp
BRASIL

Saiba como manter o foco nos estudos durante a pandemia

Coach de produtividade apresenta ferramentas e técnicas para organizar e planejar melhor rotina de estudos

Redação iBahia • 25/05/2020 às 18:40 • Atualizada em 27/08/2022 às 7:38 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Manter a concentração e o foco nos estudos durante essa fase de isolamento físico tem sido desafiador para muitos estudantes. Muitas escolas e universidades tiveram que alterar a maneira de passar o conteúdo aos alunos, que não tinham a familiaridade com o ritmo de estudos em casa. Com aulas suspensas ou não é importante que o estudante tente manter as disciplinas em dia. Para ajudar a manter o foco e organizar melhor os estudos durante a quarentena, a especialista em Gestão de projetos e Coach em produtividade, Eleine Passos, compartilha algumas orientações, técnicas e ferramentas.

1 - Deixe claro o porquê você está estudando

Entender o real propósito e sentido do que você busca nos estudos ajuda a manter o foco no seu objetivo. Cada pessoa tem o seu porquê e precisa encontrá-lo. Para além de traçar o melhor caminho, fazer esta conexão dia a dia contribui para renovar sua motivação. Uma dica é escrever onde você quer chegar com seus estudos e manter em um local com fácil visualização, para reforçar seu engajamento quando a disposição para os estudos estiver baixa.

2 - Organize seu local de estudo e elimine as distrações


Com a família toda em casa, nem sempre é possível encontrar um ambiente tranquilo para o estudo. Nesse caso, é importante conversar com os membros da família e entender quais os horários são mais propícios para manter o foco. Organize o local com todo o material necessário para evitar ficar se levantando e quebrar sua linha de raciocínio. Importante também eliminar as distrações. Mantenha-se longe do celular, TV e tudo que for fonte de distração. “Minha sugestão é colocar o telefone em outro cômodo, porque a tentação das redes sociais é grande. E se alguém precisar realmente falar com você vai te ligar”, recomenda a especialista.

3 - Faça um planejamento e defina metas semanais e mensais


É importante criar um cronograma de estudos para acompanhar sua evolução e perceber quais áreas precisa se dedicar mais. Faça uma lista de todo conteúdo que precisa estudar, depois defina o tempo dedicado para cada assunto e um prazo de conclusão. “É importante criar esses prazos para não ficar preso em um único conteúdo. Dê seguimento ao seu cronograma e depois crie um calendário de revisão”, afirma a coach de produtividade.

4 - Utilize técnicas e ferramentas para se organizar


Uma das técnicas mais utilizadas para manter o foco nos estudos é o método pomodoro, que consiste em dividir o tempo em ciclos de 25 min de concentração no estudo e pausas de 5 min. “Esse é o modelo padrão, mas cada estudante pode adaptar os tempos de intervalo a sua necessidade”, explica Eleine, que cita ainda alguns aplicativos para ajudar nessa técnica: “Meu Pomodoro”, “BeFocused”, “Plantie”. Existem também outras ferramentas que ajudam na organização e planejamento das tarefas como: Trello, Asana, Todoist, Mindmeister, entre outros.

5 - Equilibre teoria e prática

No ciclo de aprendizagem é importante aliar a parte teórica de adquirir conhecimento, com a prática de fazer exercícios, simulados e testes. Exercitar ajuda a fixar e interpretar o conteúdo, a entender onde estão suas dúvidas e ser mais assertivo na hora da revisão. “Essa é a forma de além de estudar, aprender”, conclui Eleine.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BRASIL :

Ver mais em Brasil