Brasil

Saiba quanto você vai receber se sua empresa reduzir salário ou jornada

Pela MP, é permitido reduzir jornada de trabalho e salário por até 90 dias ou suspender contrato de trabalho por até 60 dias, em acordo individual escrito ou negociação coletiva

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br )

Teve redução de salário e jornada? Se sim, já sabe fazer a conta de quanto receberá após a redução? O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) lançou uma calculadora de perda de rendimento que mostra quando o trabalhador receberá no fim do mês. 

Vale lembrar que a redução salarial e de jornada é permitida pela Medida Provisória 936, que foi assinada pelo governo. Pela MP, é permitido reduzir jornada de trabalho e salário por até 90 dias ou suspender contrato de trabalho por até 60 dias, em acordo individual escrito ou negociação coletiva. 

Foto: reprodução / Freepik 

Em caso de redução de jornada e de salário, a calculadora aponta três cenários: redução de 25%, de 50% e de 70%, segundo o acordo firmado entre o trabalhador e a empresa. Para acessar a calculadora, clique aqui

Já para o caso de suspensão de trabalho são dois cenários: o primeiro se o trabalhador era contratado por uma pequena empresa (que tem receita anual de até 4,8 milhões de reais) ou se trabalha em uma empresa maior (com receita anual superior a 4,8 milhões de reais).