Brasil

Saúde se corrige e diz que caso de coronavírus de janeiro é na verdade de março

Segunda a pasta, a paciente de Minas Gerais começou a apresentar os sintomas em 25 de março

André de Souza, Leandro Prazeres e Renata Mariz, da Agência O Globo

O Ministério da Saúde corrigiu a informação de que o primeiro caso do novo coronavírus teria ocorrido em 23 de janeiro. Segunda a pasta, a paciente de Minas Gerais começou a apresentar os sintomas em 25 de março. Assim, os casos mais antigos continuam sendo de fevereiro. A pasta atribuiu o erro à Secretaria de Saúde mineira.

"O Ministério da Saúde foi comunicado pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais nesta sexta-feira (3) sobre a conclusão de investigação do possível primeiro caso de Covid-19 no Brasil. A informação de início dos sintomas foi alterada de 23/1/2020 para 25/3/2020. Os dados no sistema de notificação estão sendo atualizados", diz nota da pasta.

Na quinta-feira, o Ministério da Saúde havia explicado que está fazendo uma investigação retroativa de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG). Nesse processo, em que estão sendo analisadas amostras de todas as semanas anteriores, tinha sido encontrado um caso de 23 de janeiro, informação corrigida agora.

A informação de que o primeiro caso da doença teria ocorrido em janeiro causou surpresa porque, até então, a informação oficial era de que o primeiro registro confirmado da Covid-19 teria sido feito em São Paulo em fevereiro deste ano.


Segundo o último boletim do ministério, o novo coronavírus já infectou 7.910 pessoas, matando 299. Coronavírus 03/04