Brasil

Shows, moda, exposições e mais: confira lista de eventos do Dia da Consciência Negra

Dia da Consciência Negra, é uma data para valorizar a cultura negra em todas as suas formas

Luana Neiva** (Luana.neiva@redebahia.com.br)
- Atualizada em

Neste 20 de novembro, dia da Consciência Negra, é uma data para valorizar a cultura negra em todas as suas formas: música, artes plásticas, teatro, cinema e fotografia. Confira abaixo uma lista de eventos que serão realizados hoje e ao longo da semana para celebrar a data:

Show de Majur no TCA
Majur traz para o projeto “Voltando aos Palcos” o show “Ipade”, palavra em iorubá que significa “encontro”. O espetáculo será transmitido ao vivo no dia 20 de novembro (sexta-feira), às 20h, no canal de YouTube do TCA.

Afro Fashion Day
Com a pandemia do novo coronavírus, a edição do Afro Fashion Day deste ano passou por mudanças em seu formato. No lugar do desfile tradicional, foi produzido um fashion film estrelado pelos 31 modelos e 37 marcas que integram o AFD nesta temporada. O lançamento será nesta sexta- feira (20), no Youtube do jornal Correio.

Centro Universitário AGES
O racismo e a resistência negra no Brasil serão debatidos no Dia da Consciência Negra, em um evento aberto e online, promovido pelo Centro Universitário AGES. O intuito é ampliar a discussão sobre o racismo e as formas de combatê-lo na sociedade. A programação conta com apresentações artísticas e com a participação de convidados. A transmissão ocorre pelo canal do YouTube da AGES, a partir das 19h. 

Exposição fotográfica Soterocores
Para celebrar o Dia da Consciência Negra, comemorado nesta sexta-feira (20), a CCR Metrô Bahia vai promover a exposição fotográfica Soterocores – Dia da Consciência Negra. A mostra que ficará em cartaz até o dia 30 de novembro, nas estações Lapa e Pirajá de metrô, reúne registros de 11 fotógrafos baianos. 

Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz 
No Mês da Consciência Negra, o Teatro Castro Alves (TCA) traz ao Domingo no TCA um dos mais ilustres nomes da representação da música afro-baiana: Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz. O projeto exibe no canal de YouTube do TCA, no dia 29 de novembro, às 11h, o registro em vídeo de um concerto realizado na Filadélfia, no Temple University Performing Arts Center (TPAC), em agosto de 2015, em que o público estadunidense presenciou, pela primeira vez, a poderosa magia musical do conjunto.

The Comedy House
A

primeira casa de espetáculos de Salvador, The Comedy House, dá

continuidade à programação da agenda cultural que tem proporcionado aos

soteropolitanos, nas noites de quarta a domingo, momentos de muito humor

e diversão, com as apresentações de diversos artistas locais. Nesta

sexta, dia 20, o espaço promoverá em homenagem à data, o show ‘Especial

Dia da Conciência Negra’, que será comandado, em duas sessões, de 19h15,

e, 22h15.

Roda de conversa: Ser negro é ser livre 
Em comemoração ao dia da Consciência Negra, o Parque Shopping Bahia recebe nesta sexta-feira (20) às 14 hora, no Piso L1, a Roda de conversa: Ser negro é ser livre. O evento tem como objetivo promover um debate referente ao racismo estrutural, além de reflexões que podem favorecer a uma mudança de pensamento e a importância de celebrar essa data.  

Casa do Benin 
A Casa do Benin foi reaberta para visitação após cerca de oito meses fechada por conta da pandemia do coronavírus. Na reabertura, que aconteceu hoje além da exposição permanente com o acervo do espaço, composto por peças adquiridas por Pierre Verger em expedições à Costa do Benin, o público conta com a mostra temporária “Artes do Crer”, com acervo do Museu Afro-Brasileiro da Ufba. Confira a programação especial que foi preparada para celebrar a semana da Consciência Negra.


*Sob supervisão da repórter Isadora Sodré