Brasil

Sobe para 19 o número de casos confirmados do coronavírus no Brasil

São Paulo é o estado com a maior quantidade: 13. Em seguida vem o Rio de Janeiro com dois

Leandro Prazeres, Agência O Globo
- Atualizada em

O Ministério da Saúde informou que aumentou para 19 o número de casos confirmados do novo coronavírus no Brasil. Na sexta-feira, eram 13 os pacientes confirmados pela pasta. São Paulo é o estado com a maior quantidade: 13. Em seguida, vem o Rio de Janeiro e a Bahia, com duas pessoas contaminadas pelo vírus. Espírito Santo têm um caso confirmado cada um. 

Foto: Reprodução

O surgimento do novo coronavírus vem gerando preocupação desde a constatação do surto, que começou na China. Ao longo das semanas, casos de pacientes contaminados apareceram em diferentes países. Segundo autoridades, é inevitável o aumento no número de doentes também no Brasil, mas especialistas garantem que não há motivo para pânico.

Inicialmente, o ministério divulgou que havia 17 casos confirmados no país neste sábado. No entanto, minutos depois, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal confirmou o primeiro caso em Brasília. A contraprova de uma paciente do Distrito Federal ficou pronta, confirmando o diagnóstico do primeiro teste. Por conta disso, subiu para 18 o número de pacientes com Covid-19.

Esta paciente é uma mulher de 52 anos que está em estado grave. Seu quadro é delicado porque ela possui uma “síndrome respiratória aguda em função de doença crônica preexistente”, de acordo com a Secretaria de Saúde do DF, e está internada no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN).

Pouco depois, mais um caso foi confirmado pelo Ministério da Saúde. Esse paciente é da Bahia. Ainda não há mais informações.

Segundo o Ministério da Saúde, 15 casos são importados. Ou seja, a transmissão não teria ocorrida dentro do país. Apenas dois foram contaminados internamente: a irmã e a sobrinha do primeiro brasileiro que teve a Covid-19.

Isso significa que o vírus, apesar de estar no Brasil, não circula no país — já que ainda é possível rastrear o contágio de todos os infectados.

Ainda de acordo com a nova atualização dos dados sobre a doença, o Ministério da Saúde informou também que há 674 casos suspeitos. Além disso, 601 já foram descartados.

Na manhã deste sábado, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro confirmou o caso de uma mulher de 52 anos que chegou ao Brasil após uma viagem à Itália.

Primeiro caso na cidade do Rio de Janeiro
O Estado do Rio de Janeiro tem um segundo caso de coronavírus confirmado, e o primeiro na capital, segundo informou a Secretaria de Estado de Saúde em nota enviada na madrugada deste sábado (7). A primeira paciente da Covid-19, que foi diagnosticada nesta quinta, é de Barra Mansa, cidade no Sul Fluminense, e trouxe o vírus da Europa.

A nova paciente, uma mulher de 52 anos, é moradora da cidade do Rio de Janeiro e apresentava sintomas desde o retorno de viagem à Itália, na última quarta-feira, diz o governo estadual.

Naquele mesmo dia, ela deu entrada em hospital particular apresentando febre, tosse, congestão nasal e conjuntivite. Ela viajou acompanhada de outras três pessoas, que estão sendo monitoradas pela secretaria em parceria com a vigilância sanitária municipal. A paciente, que mora sozinha, está em isolamento domiciliar.

A primeira amostra para testagem da paciente foi coletada na própria quarta-feira. O resultado deu negativo para painel viral geral e detectável para coronavírus. Nesta sexta, o material foi encaminhado ao Laboratório Central Noel Nutels (Lacen-RJ) e Fiocruz, que confirmaram o laudo positivo para o novo coronavírus.