Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > brasil
Whatsapp Whatsapp
BRASIL

Surto de diarreia em Alagoas já vitimou 47 pessoas em 2013

São 25 municípios afetados pela bactéria Escherichia coli

• 18/07/2013 às 15:46 • Atualizada em 30/08/2022 às 8:17 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
O surto de diarreia que atingiu o estado de Alagoas já contabiliza 47 mortes, desde o início do ano e mais de 70 mil casos registrados até esta quinta-feira (18). São 25 municípios afetados pela bactéria Escherichia coli, encontrada pela Vigilância Sanitária em reservatórios de água, carros-pipas e em pacientes.
Em entrevista à Agência Brasil, a superintente de Vigilância Sanitária de Alagoas, Sandra Canuto, disse que o principal fator responsável é a estiagem no sertão e agreste do estado. “Com os reservatórios secos a população procurou outros sistemas de captação de água já contaminados por bactérias e vírus”.
“Encontramos a bactéria Escherichia coli e alguns vírus em sistemas de captação de água, rios e em carros-pipas”, disse a superintente. Segundo ela os “municípios afetados já estão sendo tratados, a chuva já chegou no estado, esperamos que as fontes de captação vão encher, e que o número de casos no estado diminuam”.
Sandra disse que o governo do estado em parceria com o Ministério da Saúde estão buscando soluções para diminuir os casos. “Estamos monitorando as águas, buscando soluções alternativas, verificando rios, distribuindo cloro para tratamento da água em reservatórios e carros-pipas e fazendo campanhas nas mídias para conscientização da população”.
A recomendação é que em casos de suspeita de desidratação o individuo procure a unidade de saúde mais próxima. “Em casos de desidratação, o paciente deve fazer uma hidratação imediata em unidades de saúde, os profissionais estão preparados para receber e atender esses casos, a ordem no estado é que todos sejam atendidos”.
Dos 102 municípios do estado, 25 estão passando pela epidemia e 46 estão em situação de risco.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BRASIL :

Ver mais em Brasil