Brasil

Temer anuncia redução da idade para saque do Pis/Pasep

Aos 60 anos, homens e mulheres já poderão sacar o benefício

Agência O Globo
Em um café da manhã com jornalistas no Palácio da Alvorada, o presidente Michel Temer anunciou, nesta sexta-feira, que vai reduzir para 60 anos, tanto para homens quanto para mulheres, a idade para o saque do Pis/Pasep. Para isso, o governo precisará reeditar a Medida Provisória que criou a medida, o que deverá ocorrer, segundo Temer, na semana que vem, entre terça e quarta.
Questionado sobre qual será a injeção na economia, tanto o presidente quanto o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disseram que isso ainda não foi calculado. O primeiro anúncio de diminuição na idade para saque foi feito no fim de setembro deste ano. Passaram a poder retirar o dinheiro, naquele momento, mulheres a partir de 62 anos e homens acima de 65 anos - antes, o saque estava disponível apenas para idosos a partir dos 70 anos.
Têm direito ao saque apenas pessoas que contribuíram para o Pasep ou o PIS até 4 de outubro de 1988 e que já não tenham efetuado o resgate total de seus saldos. Quem começou a contribuir depois dessa data não tem recursos a sacar. Para poder realizar o saque, o trabalhador terá que levar ao banco documento de identificação e documento que comprove a aposentadoria.