Brasil

Veja as orientações para fazer compras seguras na volta do abastecimento

Vigilância Sanitária fará fiscalização direto nos centros distribuição do varejo para impedir que produtos impróprios cheguem ao comércio

Luciana Casemiro, da Agência O Globo

Devido à greve dos caminhoneiros, muitos produtos podem chegar impróprios para consumo nas prateleiras dos mercados. Em virtude deste fato, Aline Borges, coordenadora de Alimentos da Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses do município do Rio de Janeiro, listou alguns cuidados que os consumidores devem tomar ao ir às compras nesse retorno do abastecimentos dos mercados.

Embalagens:
Verifique a integridade das embalagens, principalmente, dos produtos congelados. Atenção à data de validade e a forma adequada de armazenamento.

Sinais de descongelamento: Observe nos produtos congelados se há sinais de descongelamento, o que aumenta o risco de contaminação. Pontos amolecidos ou presença de líquido congelado no interior da embalagem sem que seja parte integrante do produto são sinais de que ele descongelou e foi recongelado.

Produtos resfriados: No caso das carnes, deve-se verificar a viscosidade, a coloração e o odor. Nos laticínios, observe na embalagem (de iogurte e queijos) se há estufamento, a produção de gás indica crescimento de micro-organismos.


Sorvete: Se houver compactação da massa é sinal que houve descongelamento do produto, neste caso, o consumo deve ser evitado.

Massas:
Em produtos como massas, pães de queijo as pessoas devem ter maior atenção ao crescimento de fungos e ao esfaralelamento.