O Google lançou, nesta quarta-feira (4), uma ferramenta que promete revolucionar a operação da televisão no Brasil. Trata-se do Google Chromecast, aparelho que liga o celular, tablet ou notebook à uma TV de alta definição (HD) via entrada HDMI e internet wi-fi (sem fio), fazendo com que o telefone móvel possa ser usado como controle remoto para gerenciar os conteúdos visualizados via Chromecast, como por exemplo realizar ligações do tablet, PC ou celular, enviar e-mails e responder torpedos sem deixar de rodar o vídeo na tela da TV.
Veja também:
Aparelho que permite a troca de cheiros por SMS deve ser lançado em 2015 Grupo de cientistas da Nasa leva sinal de wi-fi para a LuaFotógrafo albanês surpreende com fotos inusitadas da lua; veja galeria |
---|
O gadget está sendo comercializado por R$ 199 em lojas online com Ponto Frio, Extra e Casas Bahia. Isso deve fazer, principalmente, com que os vídeos na internet ganhem ainda mais visualizações, como aposta um dos criadores do canal "Galinha Pintadinha" no YouTube, Juliano Prado. "Os vídeos do Galinha Pintadinha já atingiram a marca de 1 bilhão de visualizações no YouTube e agora, com o Chromecast ficará muito fácil e simples assisti-los na tela da TV", disse em entrevista ao Terra. O Google Chromecast funciona em aparelhos com os sistemas Android, iOS, Windows, Windows Phone, Mac Os e Chrome OS. De acordo com Newton Neto, gerente de Desenvolvimento de Parcerias Estratégicas do Google, a ferramenta, que tem uma leve semelhança com um pendrive, terá evolução constante. Ele pode ser carregado via entrada USB na parte de trás do televisor e ainda possui um extensor HDMI que serve também como antena para captar melhor o Wi-fi. "O Chromecast foi desenvolvido para evoluir com o tempo. Ele vai sempre melhorar", disse. O Brasil é o 19° país a receber o gadget, que foi comercializado durante um ano nos Estados Unidos e depois ganhou regiões da Europa e Ásia, desde o mês passado. No Brasil, ele chega com os aplicativos do Netflix, Vevo, Crackle, Rdio, Viki, Plex, Real Player Cloud, Avia e outros.