O Governo está preparando uma nova lei para facilitar a concessão de vistos aos profissionais estrangeiros altamente qualificados, conforme reportagem publicada neste domingo no jornal "O Globo".
A primeira versão do texto propõe um processo de imigração seletivo para incentivar a "drenagem de cérebros" de países europeus onde a crise elevou as taxas de desemprego entre os profissionais com formação superior.
O titular da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência, Ricardo Paes de Barros, declarou que ainda estão sendo estudados os limites que definirão a concessão de vistos.
"É preciso estabelecer até onde irá nossa generosidade, como vamos contribuir para aliviar a pobreza do mundo e absorver essas pessoas. A solidariedade tem de ter limite e estar dentro do que o Brasil pode ajudar", afirmou Paes de Barros ao jornal.
A crise mundial, que afetou em grande medida a Europa, provocou o aumento dos fluxos migratórios para o país.
Entre janeiro e setembro de 2011, o Ministério do Trabalho concedeu 51.353 autorizações de trabalho a estrangeiros, o que representa incremento de 32,8% na comparação com o mesmo período do ano anterior.
A falta de mão de obra altamente qualificada é uma das maiores deficiências da economia brasileira e afeta 69% das empresas, de acordo com estudo elaborado recentemente pela Confederação Nacional de Indústria (CNI).
O Governo, entretanto, pretende estabelecer impedimentos na concessão de vistos para os trabalhadores sem qualificação, que chegam a partir de países pobres como o Haiti, afirmou Paes de Barros.
Na terça-feira, a presidente Dilma Rousseff autorizou a concessão de vistos de residência em caráter humanitário para 2,4 mil haitianos que entraram no país nas últimas semanas pelos estados do Acre e Amazonas.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade