Um idoso de 63 anos foi autuado na tarde desta terça-feira (25) pelos Agentes da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) por conviver com130 gatos que vinham sendo mantidos em seu apartamento na Zona Norte do Rio de Janeiro. Segundo o site Extra, em outras tentativas, o dono do apartamento já havia impedido a entrada do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Secretaria municipal Especial de Promoção e Defesa dos Animais (Sepda).
"Os vizinhos denunciavam que um cheiro muito forte vinha do imóvel, além do som de miados e de choro. Tínhamos a informação de que seriam 40 gatos e, para poder checar, precisamos pedir autorização judicial, sendo expedido um mandado de busca e apreensão", explicou o delegado-assistente Rodrigo Brand, da DPMA.
No apartamento, de aproximadamente 100 metros quadrados, o idoso contou aos policiais que já possuía um gato e há cerca de dois anos pegou outras duas fêmeas na rua para criar. Segundo o idoso, todos os 127 gatos eram frutos da relação entre os felinos. No momento da chegada dos policiais, o homem afirmou: "Foi Deus vivo que ordenou que eu mantivesse eles aqui. Aparentemente, os gatos estavam bem alimentados, mas pareciam assustados e havia sinais de maus tratos em decorrência do espaço sujo e inadequado, com comida, urina e fezes espalhados pela casa", disse Brand.
O idoso, que não teve o nome revelado, morava só, vivia com renda de familiares e foi autuado por maus tratos. Pelo teor do crime, ele responderá em liberdade. Os animais foram encaminhados para a Fazenda Modelo, em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio.
"Os vizinhos denunciavam que um cheiro muito forte vinha do imóvel, além do som de miados e de choro", explicou o delegado-assistente Rodrigo Brand, da DPMA |
"Foi Deus que ordenou" diz idoso que criava 130 gatos dentro de apartamento |
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade