Moraes Moreira, que morreu nesta segunda-feira (13) vítima de infarto fulminante, tinha mais de 20 músicas inéditas que havia composto recentemente. Pretendia montar um show, esse ano, só com as novas canções. Ele também estava reunindo textos para um livro de cordel e poesias.
Mas o maior sonho atual do fundador dos Novos Baianos, banda que sacudiu a cena brasileira nos anos 1970, era reunir em disco as vozes das mulheres que gravaram suas músicas. Maria Bethânia, Gal Costa, Martareth Menezes, Elba Ramanho, Dalva de Oliveira e Angela Maria eram algunmas.
"O nome vai ser "Mulheres que me (en)cantaram". Também queria muito ter Alcione cantando algo novo que eu compusesse para ela", disse Moraes ao Globo em janeiro, naquela que foi sua última entrevista sobre a carreira.
Moraes fez em janeiro, no Clube Manouche, no Rio, o show "Elogio à inveja". O repertório da apresentação era um apanhado das músicas que ele adoraria ter feito. "Quem há de dizer", de Lupicínio Rodrigues, "Gente humilde", de Vinicius de Moraes, Chico Buarque e Garoto, e "Aos pés da cruz", de Orlando Silva, são algumas. A apresentação também foi, como ele definiu, um descanso do próprio repertório ("tô de saco cheio de cantar 'Preta pretinha'", brincou, na ocasião)
Na semana anterior à entrevista, o compositor havia contraído uma virose e ainda estava rouco. Ele também havia enfrentado uma úlcera recente, que o levou a cancelar apresentações ao lado dos companheiros de Novos Baianos. Por causa dela, teve que parar de beber cachaça, uma de suas paixões.
Ultimamente, Moraes andava com a saúde abalada por complicações do diabetes, como pressão alta. Também estava um pouco nervoso por causa do isolamento forçado pelo coronavírus e pela impossibilidade de não poder fazer shows. Chegou a compor um cordel que batizou de "Quarentena". Mas não deixou de criticar as palavras de sua companheira de Novos Baianos, Baby do Brasil, após uma entrevista da cantora do Globo.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
Redação iBahia
AUTOR
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade