|
---|
Vice-Presidente do Facebook na Améria Latina, Alexandre Hohagen |
Sonoros “uooh” ecoaram no terceiro dia de Campus Party Recife, no Chevrolet Hall. Bastava alguém iniciar o grito que uma onda sonora se propagava com a mesma velocidade da conexão de internet no local do evento: super rápida. No início da tarde, subiu ao palco principal, o Vice-Presidente do Facebook na Améria Latina, Alexandre Hohagen. A palestra foi recheada de vídeos e mensagens positivas sobre a Rede Social que ele representa, tentando mostrar que a empresa assumiu o papel de aproximar as pessoas e melhorar as relações humanas. Hohagen evitou nomear qualquer outra empresa, cuidadosamente as chamando de “sites de busca” ou “sites de compartilhamento de fotos com efeitos diversos”, ressaltando que é melhor receber informações de pessoas que realmente o conhecem do que de um bscador que é uma máquina, e que as imagens não teriam força social se não fosse a opção “marcar”, que a Rede Social ele possibilita. Já ao final da apresentação, ele foi questionado pelo público sobre a queda no valor das ações da empresa, mas afirmou que não falaria de número e se recusou a responder qualquer pergunta polêmica e que não fosse sobre a Campus Party.Contudo, boa parte dos campuseiros ficou mesmo onde estava: jogando em seus computadores, ecoando os “uooh” e aproveitando algum lanche. Essa é uma das marcas da Campus Party até agora, adolescentes com máquinas potentes aproveitando a internet rápida e a segurança do local para se divertir.
Poder Nerd |
---|
Presença do poder nerd |
E se a ideia era se divertir, o sábado foi feito para o entretenimento. O cenário Michelangelo ficou pequeno para o número de participantes que foram ver de perto as webcelebridades como Rodrigo Fernandes, do Jacaré Banguela; Maurício Cid, Não Salvo; Murilo Gun, representante do Stand Up Comedy, entre outros.Diferente dos outros participantes até então, deixaram o local da apresentação protegidos por um cordão de isolamento feito por voluntários da Campus Party. O representante do Facebook também fez o mesmo.Em seguida, o assunto foi podcast e o evento trouxe os principais representantes do Brasil para discutir o cenário nacional e contar suas histórias. O debate foi bem bem-humorado e interativo. Muitas pessoas apresentaram ideias e tiraram dúvidas sobre suas próprias iniciativas na produção de conteúdo online. Os cearenses Jurandir Filho, Rapaduracast e Raphael Santos, do canal Iradex, mediador da discussão, foram os destaques e atenderam as pessoas para fotografias após o encerramento.
|
---|
A jovem Bel Pesce |
A paulista Bel Pesce foi o maior destaque individual do dia. Com 24 anos, formada pelo Massachusetts Institute of Technology, MIT, trabalhou na Google e Microsoft, foi espontânea e sintonizada com o público jovem. Contou a sua trajetória, da época do colégio até montar a empresa Lemon, a qual é sócia, “quanto mais você trabalha mais força você tem”, sentenciou. A palestrante inspirou a platéia, repetindo sempre que não era uma pessoa especial e sim muito perseverante. Pesce reuniu as anotações que fazia em seu caderninho, onde registra tudo o que aprendeu e vivenciou durante o dia, e fez o ebook “A Menina do Vale”, que foi baixado cerda de 500 mil vezes. Foi a apresentação mais prestigiada do palco principal.
Pica-PauDurante a noite, a organização da Campus Party exibiu nos telões um episódio do desenho Pica-Pau: toda vez que o personagem que caçava o pássaro aparecia apontando ou levantando os braços, mais gritos de “uooh” ecoavam no evento.A dupla do Jovem Nerd, Alexandre Alottoni e Deive Passos, encerrou o evento. A espera por eles estava estampada nas camisetas de muitos nerds campuseiros. Primeiro, a dupla particiou da Epic Nerd Fight, debatendo questões divertidas com Pablo Peixoto e Caue Moura, também destaques da internet, como quem é melhor, Homem-Aranha ou Batman; Drácula ou Edwad, do filme Crepúsculo; Mario ou Sonic, entre outros Depois entrevistaram Bel Pesce, retomando os bastidores da Google e Microsoft e conversaram com o público até próximo à meia noite.