A campanha de Dia dos Namorados de O Boticário de junho deste ano ganhou nesta segunda-feira (19) o Grand Effie (prêmio máximo) no Effie Wards Brasil 2015. Por conta da peça, intitulada 'Um dia dos namorados para todas as formas de amor', a empresa foi alvo de boicotes e de um processo aberto no Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) por suposto "desrespeito à família brasileira".
A campanha mostra casais homossexuais e heterossexuais trocando presentes no Dia dos Namorados. Criado pela agência AlmapBBDO e dirigido por Heitor Dhalia, da Paranoid, o filme mostra o encontro romântico de casais de diferentes orientações sexuais trocando presentes. Segundo a organização do prêmio, o júri do Effie escolheu a campanha como grande vencedora, por unanimidade, pela coragem do anunciante em tocar em um tema delicado, e não voltar atrás após postagens contrárias nas redes sociais.
Processo e arquivamento
No início de junho, o Conar abriu um processo para avaliar as denúncias recebidas sobre a propaganda. Foram cerca de 30 reclamações de consumidores, o que provocou a abertura do processo. Com a repercussão do caso, o número de queixas chegou a cerca de 300.
Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, o órgão decidiu por unanimidade encerrar a representação, alegando defesa "da tolerância e da liberdade de expressão". Para além das queixas, o Conar também recebeu diversas mensagens de apoio à propaganda. "Não contem com a publicidade para omitir a realidade", escreveu o relator do caso. Segundo ele, a família tem que explicar às crianças sobre as demonstrações de carinho expressadas por casais do mesmo sexo. Assista:
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade