es |
---|
A segurança pública e as drogas são, juntos, a maior preocupação dos brasileiros, atrás apenas da saúde. É o que revela a pesquisa CNI-Ibope “
Retratos da Sociedade Brasileira: Segurança Pública”, divulgada nesta quarta-feira (19). Mais da metade dos brasileiros (56%) considera pelo menos uma dessas questões como uma das duas principais dificuldades enfrentadas pelo país. Com medo da violência, 80% dos brasileiros mudaram seus hábitos, desses 60% passaram a evitar andar com dinheiro nos últimos três anos. Mais da metade dos entrevistados está mais atenta ao entrar e sair de casa, escola ou trabalho (57%). Os efeitos da violência também podem ser sentidos na mobilidade. 54% dos brasileiros evitam sair durante a noite, 48% deixam de percorrer determinados bairros e ruas e 36% já alteraram sua rota de casa para a escola ou trabalho. Mais da metade dos brasileiros considera a situação da segurança no Brasil ruim ou péssima (51%) e para 37% da população, houve piora deste quadro nos últimos três anos. A pesquisa ainda revelou que os nordestinos são mais os pessimistas. 46% tem percepção de piora da situação e outros 58% Consideram ruim ou péssima a segurança pública no país. As opiniões se dividem para avaliar o progresso do serviço prestado pela polícia nos últimos 12 meses. Enquanto 21% considera que houve melhora, 19% vê pioras e 58% da população acredita que nem melhorou nem piorou. A região Nordeste foi a única que percebeu piora no serviço. A melhora dos salários dos policiais, a punição exemplar de maus policiais e a melhora nos equipamentos da polícia são tidas como as principais atitudes que podem melhorar a atuação da polícia no Brasil. Segundo a pesquisa, a violência está cada vez mais próxima dos brasileiros. Nos últimos 12 meses, 30% dos entrevistados sofreram diretamente com a violência e a criminalidade, seja por furto, assalto ou agressão vividos pelos entrevistados ou por seus parentes. A parcela é ainda maior quando considera os brasileiros que presenciaram algum tipo de violência no mesmo período, 80%.
SoluçõesPara que haja melhoria no sistema de segurança pública no Brasil, os brasileiros acreditam que a solução é o combate ao tráfico de drogas (58%), escolha defendida ainda mais no Nordeste (67%). A repressão ao crime vem em seguida, com o aumento do policiamento das ruas , acompanhado do aumento das penas pelos crimes cometidos e maior combate à venda ilegal de armas.
OpiniãoSegundo o estudo, 90% dos brasileiros (90%) são favoráveis a ideia de que as ações sociais e a formação profissional são mais eficazes para a redução da violência do que as ações repressivas, além de serem parcial ou totalmente favoráveis a políticas de inserção de presos na sociedade . A impunidade também é vista de forma parcial ou total como uma das principais razões para o aumento da criminalidade por 87% da população. A pesquisa foi realizada pelo CNI-Ibope entre 28 e 31 de julho entrevistou 2.002 pessoas em 141 municípios. O estudo avalia a opinião pública trimestralmente em questões relativas à administração federal e a temas de interesse da sociedade.