Dubrovnik, na Croácia: cidade medieval à beira do Mar Adriático (Fotos: Wikicommons/Divulgação) |
O país
A Croácia fica na Europa, perto da Itália. Mas a moeda não é o euro. A kuna croata custa cerca de 60 centavos, o que deixa o custo da viagem mais baixo do que nos países vizinhos. “Era parte da antiga Iugoslávia e, por conta da guerra, ficou muito tempo inexplorada. Hoje é um destino badalado”, diz Kika Mamede, sócia da agência HappyTour.
Dubrovnik
Conhecida como “a pérola do Mar Adriático”, foi declarada Patrimônio da Humanidade (Unesco) em 1979. As construções medievais de pedra e as praias com águas azuis impressionam.
De cinema
Por a partir de U$ 62 (viator.com) dá pra conhecer locais onde foram filmados trechos da série de TV Game of Thrones.
Como chegar
Não há voo direto. Mas você pode voar de Condor para Frankfurt (16 horas no avião) e de lá saem 2 voos diários para as cidades, com 1 hora e 40 minutos. Brasileiro não precisa de visto.
O Deserto do Atacama (Chile) é famoso pelas lagoas coloridas |
O país
“O Chile tem atrações para todos os gostos: montanhas, lagos, vulcões, neve e desertos. A alta do dólar faz com que o público de viagens internacionais fuja de destinos com moedas fortes (dólar e euro)”, conta Joaquim Nery, sócio da agência Via Alegria. O peso chileno vale cerca de 60 centavos e brasileiros não precisam de visto.
Patagônia e Valle Nevado
Os dois ficam mais ao sul, perto da capital, Santiago. A Patagônia chilena tem fiordes, glaciares e estepes. O Valle é para quem quer neve e esqui. Abriga uma estação de 39 pistas com quatro níveis de dificuldade e 14 teleféricos.
Deserto do Atacama
O mais árido do mundo, fica no norte do Chile e é famoso pelas cores mágicas. Destaque para as Lagunas Altiplanicas, perto de San Pedro do Atacama. A altitude chega a 4 mil metros.
A Praia do Gunga fica entre o Oceano Atlântico e o Rio São Miguel |
No Brasil
“O grande destino de 2016 e 2017 é o próprio Brasil, especialmente o Nordeste, devido às dificuldades econômicas que vivemos. Destaco Maceió e Fortaleza” diz Victor Abdon, diretor da Visão Turismo.
Maceió
A Praia do Gunga fica no encontro das águas do Oceano Atlântico com as do Rio São Miguel, no município de Roteiro. Paripueira fica 29 km ao norte de Maceió, situado na Costa dos Corais.
Fortaleza
O Beach Park (R$ 195) já foi eleito o segundo melhor parque aquático do mundo pelo aplicativo TripAdvisor e fica em Aquiraz, na região metropolitana. A praia de Cumbuco é famosa entre os praticantes de kitesurf por conta dos fortes ventos. Fica a 35 km de Fortaleza, no município de Caucaia.
Como chegar
A 583 quilômetros de Salvador, Maceió pode ser alcançada com 8 horas de carro ou 1 hora de avião (Gol e Avianca). Fortaleza fica a 1.200 quilômetros. De avião, 1 hora e 45 (Tam e Gol).
Cartagena é ponto de partida para cruzeiros pelas Antilhas e Caribe |
Cruzeiros
“Cruzeiro é a melhor opção para não sofrer com altas de preço nos pacotes. E dá pra dividir em reais com câmbio congelado. De Cartagena saem ótimos cruzeiros”, diz Doran Moura, consultora da Salvatur. O peso colombiano está por 15 centavos e brasileiros não precisam de visto.
Cruzeiro
Navega pelas Antilhas e pelo Caribe do Sul, passando por ilhas paradisíacas, como Curaçao, Bonaire, Aruba e Colón. “As águas são cristalinas”, recomenda ela.
Cartagena
Cenário de Amor em Tempos de Cólera, de Gabriel García Márquez, a cidade antiga é linda. A orla também.
Como chegar
Não há voo direto nem de São Paulo. Mas de lá saem três aviões por dia para Bogotá (capital) e a viagem dura 6 horas. De lá para Cartagena são 1 hora e meia e rolam mais de 10 voos diários.
Pacotes
Pela Salvatur, o cruzeiro de 7 noites pelo sul do Caribe, saindo de Cartagena, sai a R$ 3.096 por pessoa.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!