CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
BRASIL

Vídeo: Jovem é reprovada em seleção de emprego por ser gordinha

Durante seleção da Centauro, empresa deixou claro que procurava pessoas com perfil "mais atlético"

foto autor

19/10/2013 às 18:20 • Atualizada em 02/09/2022 às 3:19 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Uma jovem paulista de 22 anos postou um vídeo no Youtube no qual denuncia ter sido vítima de preconceito durante uma entrevista de emprego para a rede de lojas Centaura. Francyelie Almeida chegou a gravar momento em que a funcionária de Recursos Humanos contratada pela empresa para realizar a seleção de trabalho assume que ela não se encaixava no perfil da vaga por estar acima do peso.
"Você foi muito bem, mas não tem o perfil que a empresa busca. Por serem do ramo de roupas esportivas, eles buscam alguém com um perfil mais atlético”, diz a funcionária na gravação. Ela ainda fala "que os trabalhadores da companhia utilizam uniformes" e que eles não teriam o tamanho da jovem.
Postado no Youtube no dia 16 de outubro o vídeo já teve mais de sete mil visualizações. De acordo com o Uol, Francyelli ainda afirma que após divulgar a gravação da funcionário do RH nas redes sociais, a Centauro entrou em contato com ela por telefone buscando uma retratação. "Eles me ligaram, pediram desculpas, esclareceram que a funcionária é contratada por uma empresa terceirizada e que depois deste caso fariam uma reunião para tomar as devidas providências daqui para a frente', disse. Perante a lei, a jovem foi vítima de discriminação e pode entrar na Justiça com um processo de danos morais, já que fatos estéticos não podem determinar a contratação de uma pessoa segundo a legislação brasileira. Veja o vídeo [youtube s0WbWIbkjFs]
Francyelli disse que expôs o que passou na internet para ajudar pessoas na mesma situação; "Só quero que, a partir de agora, eles julguem as pessoas pelas suas capacidades, apenas". A empresa Centauro enviou uma nota para a imprensa na qual repudia o preconceito e diz possuir funcionários com uniformes GG, leia na íntegra abaixo:
"A Centauro esclarece o seguinte:
- Que repudia todo e qualquer tipo de preconceito e discriminação racial, física, social, sexual e religiosa. E ressalta ainda que tem em seu quadro de colaboradores pessoas que usam uniformes GG ou maior.
- O processo seletivo é realizado por diversas empresas terceirizadas, entre elas a Profissional Atual, de São Paulo, que assumiu toda a responsabilidade pelo fato.
- A empresa de recrutamento, inclusive, já entrou em contato com Francyeli e explicou à candidata que houve um erro no procedimento da seleção. A pessoa que a entrevistou passará por uma reciclagem.
- A Profissional Atual ainda ofereceu gratuitamente à Francyeli um trabalho de coaching para apoio no processo de recolocação profissional.
- A Centauro também entrou em contato com Francyeli logo após a publicação do vídeo e lamenta profundamente o ocorrido." Matéria original: Correio24h Jovem é reprovada em seleção de emprego por ser gordinha; veja vídeo

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Brasil